Analista financeiro dispara: Tesla Cybertruck deveria ser cancelada

Especialista da Jefferies defende o cancelamento da primeira picape elétrica da Tesla, a dias de sua entrega.

O analista Phillipe Houchois, da Jefferies, causou polêmica ao declarar que a Tesla Cybertruck deveria ser cancelada pela fabricante de veículos elétricos de Elon Musk. Segundo ele, apesar de ser um dos modelos mais badalados dos últimos tempos, matar o projeto beneficiaria as ações da empresa.

Houchois cortou o preço-alvo da ação da empresa para US$ 210, alegando queda nas estimativas de lucro e fluxo de caixa livre.

A Cybertruck deve ser lançada ainda neste semana, o que causou uma verdadeira retaliação de usuários das redes sociais ao analista financeiro. As repostas podem ser conferidas na publicação abaixo:

Críticas antecipadas

Além de recomendar o cancelamento da primeira picape elétrica da Tesla, Houchois criticou a demora. “A Tesla parece presa em uma faixa lenta por mais 12 a 18 meses, incapaz de capitalizar os atrasos dos rivais, enquanto os fabricantes tradicionais europeus lançam EVs de US$ 25.000 no próximo ano e as montadoras chinesas estabelecem um novo ritmo de ciclos de produtos mais curtos”, declarou.

Contudo, Musk já havia anunciado o prazo em outubro, durante teleconferência de resultados do terceiro trimestre. “Eu só quero moderar as expectativas para a Cybertruck”, disse na ocasião.

“É um ótimo produto, mas, financeiramente, levará de um ano a 18 meses para que seja um contribuinte significativo e positivo do fluxo de caixa. Eu gostaria que houvesse alguma maneira de ser diferente, mas esse é apenas o meu melhor palpite”, afirmou o CEO da marca.

Em vez de investir em acelerar a produção da Cybertruck, a fabricante deveria gastar dinheiro em “segmentos globais de alto volume e fornecimento de 4680 para o Model Y”, completou o analista.

Lançamento da Cybertruck

A entrega do novo veículo está prevista para o dia 30 de novembro, quatro anos após o anúncio do projeto. A princípio, apenas 10 Cybertrucks serão oferecidas a funcionários da empresa, semelhante ao que ocorreu com o Model 3, quando 30 unidades foram oferecidas aos trabalhadores da Tesla em 2018.

Mesmo com o lançamento inicial lento, o carro pode fazer sucesso mundial. O Model 3, por exemplo, é o segundo carro mais vendido da fabricante.

você pode gostar também