Apareceu um ícone de torneira no painel do carro? Saiba o que significa
Luz misteriosa que acende no painel do veículo pode indicar defeito em vários componentes. Saiba mais.
Você está dirigindo tranquilamente quando, de repente, aparece uma luz amarela com o ícone de uma torneira no painel do carro. Para qualquer motorista sem conhecimento sobre o significado do aviso, seu aparecimento pode criar muito pânico e confusão.
Na verdade, o alerta serve para indicar problemas no sistema de injeção eletrônica de combustível do veículo. O defeito pode estar em vários componentes, por isso, é necessário receber um diagnóstico com rapidez.
O que fazer?
Segundo o engenheiro Everton Lopes, a recomendação ao condutor é desligar o motor assim que possível e dar partida novamente em seguida. Se a luz apagar, possivelmente houve uma leitura incorreta de algum sensor que já foi corrigida pela central eletrônica (ECU) do carro.
Por outro lado, se o aviso continuar aceso, o proprietário deve procurar uma oficina para descobrir o problema.
Indícios como perda de potência, falha na aceleração, aumento no consumo podem acompanhar a luz, que basicamente indica que as condições da injeção de combustível e da exaustão de gases não estão ideais. Segundo Lopes, o defeito pode ser algo simples, como um sensor desconectado, mas também pode ser mais grave.
Combustível ‘batizado’
O especialista explica que a adulteração de combustíveis é uma das principais causas da advertência. “Se a luz acender alguns minutos depois do abastecimento, isso é totalmente relacionado a algum tipo de adulteração”, alerta.
Vale mencionar que um combustível “batizado” ou de má qualidade pode afetar o funcionamento de vários componentes, como bicos e bomba injetores, filtro de combustível, catalisador e sensor de oxigênio.
Lopes pontua ainda que o problema também pode estar na parte elétrica, já que o “desgaste de velas de ignição, bobina e cabos de velas afeta a queima correta e também acende a luz de injeção”. Outra possibilidade de causa são as alterações nas especificações originais do veículo, com a remoção do catalisador.
“A sonda lambda detecta a remoção do catalisador e ativa o alerta. Dependendo do automóvel, a ECU pode até restringir a potência do motor, trazendo a necessidade de levar o veículo a uma oficina especializada”, finaliza o especialista.