Após Hilux de baixo custo, Toyota prepara SW4 ‘barato’

Montadora japonesa lança versão comercial e de baixo custo da Hilux e se prepara para apresentar um SUV com a mesma proposta.

A Toyota anunciou recentemente o lançamento da Hilux Champ, uma versão mais comercial e muito barata da sua sofisticada picape. A caminhonete, disponível em alguns mercados por preços na casa dos R$ 63 mil, não deve ser a única opção barata de grandes modelos da montadora.

Segundo informações da mídia especializada internacional, a marca estaria desenvolvendo um SW4 de baixo custo sobre a mesma plataforma do original. A ideia da montadora é lançar o utilitário como Land Cruiser FJ até o fim do ano.

Embora o nome Land Cruiser não seja tão forte no Brasil, o SUV é um dos modelos mais tradicionais e famosos da Toyota nos mercados internacionais. Ele até chegou a ser vendido por aqui com o mesmo nome, mas as segunda e terceira gerações são mais populares no mercado brasileiro, onde o carro ficou conhecido como Bandeirante.

Cada vez mais sofisticado com o passar dos anos, o Land Cruiser seguiu os mesmos passos da Hilux. Esse é justamente o motivo pelo qual a montadora tem planos de lançar um sucessor espiritual de baixo orçamento do modelo.

Concorrência

O projeto do SUV barato derivado da Hilux Champ é semelhante ao do Suzuki Jimny, incluindo o uso da mesma estrutura de carroceria montada sobre um chassi, em detrimento da estrutura monobloco. A comparação com o Jimny vem do possível apelo off-road que o novo carro terá. No entanto, ele será maior que o concorrente, ficando entre o Corolla Cross e o RAV4.

Outra expectativa é que a Toyota fuja da tendência mundial de eletrificação, pelo menos no Japão. A marca deixará de lado os motores híbridos para equipar o modelo com um propulsor 2.7 a gasolina aspirado de 166 cv, o mesmo utilizado na Hilux Champ.

A eletrificação do novo SUV de baixo custo poderá ocorrer em outros mercados, dependendo da estratégia específica para cada país.

você pode gostar também