Ar-condicionado do carro: não cometa estes 5 erros ou será tarde demais
Veja o que não fazer para preservar as condições do seu aparelho e poupar combustível.
O calor excessivo e o preço dos combustíveis fazem muitas pessoas repensarem o uso do ar-condicionado do carro. Na tentativa de economizar gasolina ou etanol, motoristas utilizam truques que, em vez de ajudar, acabam atrapalhando e acelerando a queima de combustível.
Isso acontece porque muitos condutores não possuem o conhecimento correto sobre o funcionamento do ar-condicionado do carro e pensam que estão poupando combustível quando, na verdade, estão gastando mais.
Este é o erro número 1 que muitas pessoas cometem com o ar-condicionado do carro
Se você é do grupo de motoristas que coloca o ventilador do ar-condicionado na potência mais baixa para evitar que o carro consuma muito combustível, saiba que este é um dos erros mais comuns e que precisa ser corrigido.
O motivo está no termômetro do aparelho: quando ele chega à temperatura definida pelo condutor, o sistema desliga o compressor e, então, apenas o ar gelado fica recirculando dentro do veículo. Deixá-lo muito baixo pode demorar neste processo. Assim, para economizar no consumo do ar-condicionado do carro, o recomendado é colocar o ventilador na velocidade mais alta.
Mas não para por aí: para usar o ar-condicionado do carro da melhor forma, economizando combustível, existem outras práticas que devem ser abolidas pelo condutor antes que seja tarde.
Foto: Shutterstock
4 outros erros que você comete com o ar-condicionado do carro para parar o quanto antes
Por mais tecnológicos que os carros de hoje possam parecer, é importante destacar que o mau uso do ar-condicionado acarreta problemas no seu funcionamento e, pior, em um maior gasto de combustíveis. Confira a seguir quatro coisas que você não deve fazer a partir de agora:
1. Esquecer de fazer revisões no ar-condicionado do carro. Não pense que apenas a manutenção reparativa é importante; a preventiva também é. Portanto, a cada 15 mil km rodados, confira se a troca dos filtros do dispositivo já não é necessária.
2. Não ligar o ar-condicionado do carro nunca e esquecer que ele existe é outro problema. Se usá-lo em excesso não é vantajoso, abandonar o dispositivo de vez é pior ainda. O motivo está na lubrificação do seu conjunto e dos fluidos de refrigeração, que precisam trabalhar vez ou outra para não “atrofiarem”.
3. Colocar os dissipadores apenas para um lado também é outro erro que deve ser evitado pelos motoristas, isso se houver mais de uma pessoa no carro. Isso porque o ar circulará melhor se os dissipadores estiverem voltados para os extremos, ou seja, para frente ou para os lados, contribuindo para criar uma corrente de ar mais favorável e diminuir a incidência do calor mais rápido.
4. Abusar do tempo do ar-condicionado do carro é um dos piores erros que muitos motoristas cometem. O que nem todos sabem é que o aparelho não precisa ficar ligado desde a hora de dar partida até o momento de parar o carro. Basta 10 minutos para a cabine atingir a temperatura ideal dentro do veículo, mesmo em dias muito quentes.