Atenção, motorista! Letras do painel do seu carro podem te colocar em risco

Estudo do MIT revela que certas fontes tendem a prejudicar a segurança dos condutores; saiba mais.

Você já parou para pensar como as letras no painel do seu carro podem dar um toque de personalidade, mas influenciar a sua segurança no trânsito?

Uma pesquisa realizada pelo MIT apontou que o tipo de fonte utilizada nos dispositivos presentes no veículo pode ser um fator de distração para os motoristas, aumentando o risco de acidentes.

A escolha da fonte certa pode fazer toda a diferença na percepção rápida de informações enquanto dirigimos.

O que dizem os testes

Durante os testes realizados pelos pesquisadores do MIT, foi observado que os motoristas, mesmo em cenários de distração, reconhecem melhor as fontes com formas mais arredondadas.

Já as fontes com formas mais quadradas exigiram uma atenção visual 12% maior, o que poderia representar uma distância significativa percorrida pelo veículo enquanto o condutor se distrai.

Essa diferença é crucial em situações de emergência no trânsito.

Foto: Reprodução

Além disso, as fontes com formas menos quadradas, como as da classificação Vox-ATypl, tornam o conteúdo mais legível e fácil de ser interpretado rapidamente, sem exigir um esforço visual excessivo por parte do motorista. Essa escolha mais adequada pode contribuir para uma condução mais segura e atenta, evitando acidentes causados por distrações presentes no painel do carro.

Por isso, na próxima vez que você estiver dirigindo e precisar conferir alguma informação no painel do seu carro, fique atento à fonte utilizada no seu veículo. Afinal, optar por fontes com formas mais arredondadas e menos quadradas pode fazer toda a diferença na sua segurança e na prevenção de acidentes.

A tecnologia está em constante evolução e, cada vez mais, aspectos como a tipografia nos dispositivos dos veículos estão sendo estudados para garantir uma experiência mais segura e confortável para os motoristas.

A sua atenção e cuidado ao volante são essenciais, e a escolha da fonte certa pode ser um pequeno detalhe que faz toda a diferença no trânsito.

você pode gostar também