Audi R8 V10 Performance RWD entrega potência e torque extras
A empresa de Ingolstadt apresentou esta nova variante de seu supercarro que carrega o V10 5.2 FSI (aspirado) até 570 cv e 550 Nm de torque.
A Audi pode se orgulhar de ter um dos carros esportivos mais tecnológicos e sustentáveis do mercado com o RS e-tron GT e sua aceleração explosiva, mas também pode satisfazer os mais puristas com o R8 V10 Performance RWD, a versão mais extrema da gama com tração traseira.
Embora já tenha alguns anos no mercado e a sua continuidade futura seja duvidosa dado que o portfólio da marca aponta para a eletrificação, a empresa de Ingolstadt continua a incentivar a gama R8, agora com esta nova variante que oferece um diferencial em potência e torque em comparação aos outros RWDs.
Neste caso, os engenheiros conseguiram extrair até 570 cv e 550 Nm de torque do aspirado V10 5.2 FSI compartilhado com a Lamborghini. Para isso, aproveitaram vários elementos da versão de competição do LMS GT4, como a suspensão triangular de dupla fúrcula, diferencial de deslizamento limitado mecanicamente e um sistema de assistência de direção com função dinâmica que ajusta a relação de marcha de acordo com a velocidade, oferecendo mais sensação tátil. Além disso, possui também sistema de freios de alto desempenho com discos de aço perfurados e perfil corrugado. Pode até equipar discos de cerâmica de carbono como opção.
Como esperado, essas melhorias são acompanhadas por modificações estéticas que o tornam ainda mais agressivo, obviamente inspirado no R8 LMS GT4. No setor frontal incorpora grade em favo de mel pintada de preto, com listras verticais em tom de grafite.
Também na parte traseira tem saídas de ar semelhantes que se estendem amplamente, abaixo dos faróis. O acabamento traseiro é dado pelo grande difusor e pela saída dupla de escape oval. As rodas de liga leve de 19 polegadas completam o conjunto (20 como opção, com pneus de competição nos tamanhos 245/30 R20 à frente e 305/30 R20 na traseira).
Dentro das portas, os forros esportivos R8 V10 Performance RWD combinam couro microperfurado com Alcântara junto com o emblema RWD no painel. Como o resto da gama Audi, possui os instrumentos digitais configuráveis no Virtual Cockpit, com display de 12,3” e sistema multimídia MMI. Esta nova versão estará disponível na Europa a partir do próximo ano, tanto na carroceria Coupé como Spyder.