Batalha: como é a versão de entrada dos 3 hatches mais baratos do Brasil?
Carros mais em conta do mercado nacional, Renault Kwid, Fiat Mobi e Citroën C3 estão na faixa dos R$ 70 mil.
Existem motoristas que não abrem mão de um modelo novo na hora de comprar um carro e, por isso, preferem colocar na garagem um veículo de entrada a escolher um usado. Hoje, para ter um zero-quilômetro no Brasil, o comprador precisa desembolsar a partir de R$ 72.640.
Esse é o preço da versão de entrada do hatch mais barato do país, o Renault Kwid, bastante semelhante ao de seus concorrentes Fiat Mobi e Citroën C3. O Kwid versão Zen custa a partir de R$ 72.640, fora de campanhas promocionais, conforme mencionado acima. Já o Mobi Like está tabelado em R$ 72.990, enquanto o C3 Live sai por R$ 74.790.
Seguindo a lista dos mais baratos, os modelos seguintes já entram na faixa dos R$ 80 mil, o que afasta ainda mais compradores com orçamento limitado. O Renault Stepway é vendido por R$ 84.470 e o Fiat Argo vale R$ 84.990, fechando o top 5.
Mas, afinal de contas, será que vale a pena gastar tanto em um automóvel tão simples? Confira as especificações de cada um deles e tire suas próprias conclusões.
Os 3 hatches mais em conta do mercado
A versão mais acessível do Kwid tem motor 1.0 Flex com 71 cv de potência e 10 kgfm de torque. As médias de consumo ficam em torno de 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina na cidade, e 11 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina na estrada.
De fábrica, o carro vem com ar-condicionado, 4 airbags, computador de bordo, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade, direção elétrica, freios ABS, luzes de circulação diurna em LED, monitoramento da pressão dos pneus, abertura interna do porta-malas e outros itens.
Já o Fiat Mobi Like, configuração de entrada do hatch, é equipado com motor 1.0 Fire Flex com 74 cv de potência e 9,7 kgfm de torque. O consumo é de 9,6 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina na estrada.
A lista de itens de série inclui: quadro de instrumentos com display digital, ar-condicionado, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, controle eletrônico da aceleração, Isofix, airbag duplo, freios ABS com EBD, Lane Change para trocas de faixa, sensor de pressão dos pneus e outros equipamentos.
Terceiro modelo mais barato do país, o Citroën C3 Live faz até 9,5 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina na cidade, além de 10,3 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina na estrada. O propulsor é um 1.0 Flex com 75 cv e 10,7 kgfm.
Assim como nos concorrentes, o pacote de equipamentos é enxuto: airbags frontais, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, Isofix, monitoramento de pressão dos pneus, LDR, assistente de partida em rampa, faróis halógenos, direção elétrica, computador de bordo com tela LCD e preparação para rádio.
Para saber se vale a pena ou não investir em um desses subcompactos, o motorista deve considerar suas necessidades, como o tamanho da família e o tipo de uso do carro. Os três modelos são boas escolhas, por exemplo, para pessoas solteiras que buscam um 0km econômico para tarefas convencionais do dia a dia.