Bateria de carro elétrico ‘vicia’? 5 dúvidas (e respostas) para mitos comuns

Componente feito de íons de lítio tem sua vida útil medida por ciclos, cada um correspondente a uma carga completa.

A bateria é um dos componentes mais importantes dos carros elétricos, principalmente porque é ela que fornece a eletricidade usada pelo motor para acionar as rodas do veículo. Assim como nos aparelhos celulares, o componente que equipa os EVs geralmente é feito de íons de lítio.

Como esse tipo de tecnologia só se popularizou no Brasil recentemente, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Por exemplo: será que o motorista deve evitar deixar a carga abaixo dos 20% ou nunca carregar até os 100%?

Afinal, as mesmas regras aplicadas aos smartphones valem para os carros elétricos?

Perguntas e respostas sobre a bateria dos EVs

Imagem: Reprodução

Confira as repostas para as principais dúvidas sobre o assunto:

1. Bateria de carro elétrico vicia?

A bateria de íons de lítio tem sua vida útil medida em ciclos, cada um deles equivalente a uma carga completa de 0 a 100%. Dependendo do uso, o desgaste do item pode ser acelerado, mas isso não significa que ele “vicia”.

Os automóveis elétricos mais modernos são equipados com um sistema de gerenciamento que evita que as recargas sobrecarreguem as baterias, reduzindo o grau de desgaste.

Além disso, alguns modelos contam com regeneração de energia nos freios, ou seja, possuem uma reserva de energia enquanto estão em uso.

2. Qual a duração da bateria?

Segundo pesquisa da Geotab, as baterias perdem cerca de 2,3% da sua capacidade máxima por ano, o que significa, na teoria, que poderiam durar até 40 anos. Algumas montadoras oferecem garantias de até oito anos para o componente, mas não existe uma resposta exata para determinar sua vida útil.

O tipo de refrigeração usado pela marca influencia diretamente na durabilidade. A Tesla, por exemplo, utiliza um sistema de refrigeração líquida que gera um desgaste médio de 2,3% ao ano. Já o Nissan Leaf, equipado com arrefecimento a ar, perde 4,2% de capacidade no mesmo período.

3. Carro elétrico dá choque?

Não, o sistema de baterias dos EVs é vedado de fábrica, e o veículo pode ser carregado até na chuva, já que também é à prova de líquidos.

4. É necessário carregar todos os dias?

A rotina de carregamento deve ser calculada a partir da autonomia do modelo, ou seja, de quantos quilômetros ele percorre com a bateria cheia.

Um motorista que percorre 60 km ao dia e tem um carro com autonomia de 298 km, por exemplo, pode fazer uma recarga a cada quatro dias sem nenhum problema.

5. Qual o tipo certo de carregador?

Existem três tipos de carregador para EVs: o que vem de fábrica, o residencial (ou Wallbox) e os rápidos (DC). O primeiro é compatível com tomadas comuns de 20 amperes, mas leva muito tempo para carregar a bateria, podendo chegar a 20 horas em alguns casos.

Já o Wallbox pode ser até três vezes mais rápido que o primeiro, mas depende de um profissional especializado para fazer sua instalação.

Por fim, os carregadores rápidos (DC) disponíveis nos postos de carregamento levam menos de uma hora para recuperar 80% da carga da maioria dos modelos.

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