Bateu arrependimento? Ford deve mudar radicalmente os seus carros
Saiba o que está acontecendo com a montadora que busca se adaptar às mudanças no mercado automotivo.
O fato é que o mercado automotivo está em constante mudanças. E as empresas que desejam manter o seu patamar de vendas e não perder fatia de mercado para novas montadoras precisam se adaptar. Nesse sentido, a Ford tem tentado se adaptar às mudanças e deve passar a investir em veículos elétricos menores e com preços mais convidativos.
O plano está tão consolidado que Jim Farley, CEO da empresa, colocou esse cenário como uma meta inegociável durante a Conferência Automotiva Global da Wolfe Research em Nova York.
Veículo acessível
Durante a conferência, o executivo reforçou ser fundamental lançar um novo carro elétrico que seja acessível e lucrativo já nos primeiros 12 meses de lançamento. Assim, ele enfatizou que estão trabalhando em um plano real e eficiente. Caso essa meta não seja alcançada pela equipe, o carro simplesmente não será lançado.
O novo posicionamento da marca ocorre para atender à demanda dos consumidores que buscam opções mais econômicas. Pesquisas apontam que clientes desejam veículos eletrificados que sejam menores do que o SUV Escape, mas que sejam funcionais para o atendimento das necessidades diárias.
Além disso, o grande objetivo da Ford é conseguir competir com as montadoras chinesas que, a largos passos, ocupam, cada vez mais, uma fatia no mercado mundial importante.
Plano da Ford
Com foco no atendimento de metas, a Ford anunciou o desenvolvimento de uma plataforma de baixo custo com foco em modelos elétricos. A partir dela, será produzido um SUV elétrico, compacto e acessível. A ideia é que ele compita com modelos semelhantes da Tesla e de montadoras chinesas como, por exemplo, a BYD.
No entanto, o desafio é grande. Historicamente, as montadoras americanas não obtiveram êxito na produção de compactos. Prova disso, é que no passado elas enfrentaram dificuldades para competir com as marcas japonesas Honda e Toyota neste segmento. O impacto foi tão grande que, na ocasião, a Ford migrou para o segmento de caminhonetes, assim como de utilitários esportivos.
Ainda assim, a Ford se mostra determinada a se adaptar às mudanças do mercado, garantindo a competitividade. Tanto que a empresa reconhece que os modelos elétricos menores e mais baratos fazem parte de uma tendência crescente e atender aos desejos dos consumidores é a prioridade.