Blindar o carro novo anula a garantia de fábrica? Saiba antes de solicitar o serviço
Instalar a proteção balística no veículo pode ou não encerrar a cobertura da marca, dependendo da situação.
A blindagem automotiva é um serviço cada vez mais procurado pelos brasileiros, e prova disso é que o Brasil possui a maior frota de blindados do mundo. Um dos principais motivos dessa procura é a proteção contra a criminalidade, especialmente para pessoas politicamente expostas e grandes empresários.
Quem comprou um carro novinho e está pensando em blindá-lo precisa ficar atento para não anular a garantia do modelo e ter um prejuízo grande na tentativa de aumentar sua segurança.
Nesse processo, uma empresa adiciona painéis balísticos às portas e substitui os vidros convencionais por versões de policarbonato, um serviço complicado e extremamente especializado. Por isso, pode ou não encerrar a garantia.
Quando a blindagem cancela a garantia do carro?
Foto: Shutterstock
A blindagem resulta em alterações que deixam a estrutura da carroceria mais resistente, a partir de placas de materiais como aço e aramida. Contudo, o que pode anular a proteção não é exatamente esse processo, mas sim a escolha da empresa.
Se o proprietário quer assegurar que a garantia continuará valendo após a blindagem, precisa procurar uma blindadora homologada ou certificada pela fabricante do seu veículo zero-quilômetro. A empresa que possui certificação está autorizada a realizar o serviço sem invalidar a cobertura oferecida pela marca, além de ter projetos específicos para cada modelo ou montadora.
Uma blindadora certificada consegue realizar o processo sem causar mau funcionamento nos sistemas originais do carro, sobretudo em modelos equipados com sistemas avançados de assistência à condução. Dessa forma, na maioria dos casos, as configurações originais do veículo são pouco modificadas.
Cabe destacar que marcas como a BMW oferecem blindagem de fábrica, enquanto outras recomendam parceiros no momento da compra do produto. GM, Volvo, Jaguar Land Rover, Toyota, GWM e BYD utilizam os serviços da Carbon, por exemplo.
A recomendação geral é buscar um estabelecimento certificado para não perder a garantia do carro e ter a certeza de um serviço bem feito. Além disso, a própria blindagem possui uma garantia média de cinco anos, que varia conforme o nível, os materiais e a empresa.