Blindagem de carros elétricos: quanto custa e como funciona?

Se você deseja comprar o veículo blindado dos seus sonhos, você deve ter algum conhecimento básico sobre como funciona e valores.

A popularidade dos novos veículos elétricos está aumentando drasticamente em todo o mundo porque são amigos do ambiente e econômicos a longo prazo, em comparação com os veículos de combustão convencionais.

Alguns EVs também são visivelmente mais divertidos de dirigir com seu torque instantâneo e tecnologia personalizada em todo o veículo. A revolução elétrica está aqui a longo prazo e prevê-se que compense a pegada de carbono dos veículos à combustão nos próximos anos.

Da mesma forma, os indivíduos procuram cada vez mais aumentar a sua segurança através da blindagem dos seus veículos.

A blindagem de carros elétricos tornou-se um grande negócio em muitos países onde a taxa de criminalidade é muito alta, como África do Sul, México, Brasil, Filipinas, bem como nos Estados Unidos.

Se você deseja comprar o veículo blindado dos seus sonhos, você deve ter algum conhecimento básico com as mais recentes tecnologias de blindagem e outros equipamentos necessários para carros modernos.

Padrão de Blindagem de Carros Elétricos

As empresas usam diferentes tipos de padrões de blindagem durante a fabricação. Essas normas definem que tipo de material será utilizado na construção de um veículo. Classificação Balística ou BR é um padrão de classificação europeu que certifica os materiais utilizados pelo seu nível de proteção.

Este é o melhor padrão, pois trata especificamente de veículos blindados. O nível é escalonado entre B4 e B7, em que B4 é o estado de nível de proteção mais baixo e B7 é o estado de nível de proteção mais alto. Por esse motivo, o valor de uma blindagem no Brasil é de R$ 75 mil, em média.

Portas e carroceria de um veículo elétrico

O primeiro e mais importante passo é remover todas as partes do seu corpo, incluindo os painéis das portas, assentos, tapetes, fiação, painéis de acabamento, como nos postes dos pilares e nas áreas dos quartos, para aderir vários materiais aos vazios. Toda a blindagem deve ser feita fora da vista nas cavidades do veículo – para nunca ser vista, mas para proteger os ocupantes sempre que estiverem no veículo.

Dependendo da sua necessidade, os pilares e portas são reforçados com painéis de fibra sintética leve (Armormax) de diferentes espessuras dependendo do nível de proteção solicitado. Da mesma forma, você pode usar a armadura Armormax para paredes e antepara traseira, bem como para piso e teto. Armormax mantém a aparência e desempenho originais do veículo, ao mesmo tempo que fornece o nível de proteção solicitado.

Vidro

O vidro original de um carro elétrico é substituído por vidro à prova de balas que varia de ½ a mais de 3 polegadas de espessura. O vidro à prova de balas é um sanduíche de acrílico, policarbonato e vidro com chumbo. O laminado de vidro balístico mais fino é suficiente para impedir alguns tiros de armas curtas de alta potência. O vidro balístico mais espesso pode impedir vários tiros de rifles de assalto (veja nossa seção de vídeos).

Pneus

Recomenda-se que faixas run-flat sejam adicionadas ao blindar seu veículo elétrico. Porque uma bala pode facilmente achatar pneus convencionais. Como resultado, você não poderá dirigir seu veículo. Você pode facilmente dirigir 100 km em uma roda adicional danificada a uma velocidade de quase 80 km/h.

BMW

O sedã carro-chefe da Série 7 da BMW tem sido tradicionalmente oferecido com proteção de blindagem, e a nova versão elétrica i7 não é exceção.

O BMW i7 Protection fez sua estreia como o primeiro sedã blindado com motor elétrico em 2023. Ele fez sua estreia formal no início de setembro no Salão do Automóvel de Munique de 2023, junto com uma versão blindada do Série 7 movido a gasolina.

Parece que a grande bateria no piso do i7 Protection, neste caso uma unidade de íons de lítio com capacidade útil de 101,7 kWh, não é um impedimento para a proteção da blindagem, já que o veículo foi certificado com uma classificação de segurança VR9 da VPAM da Alemanha, uma associação de laboratórios de testes para materiais balísticos e construção.

Essa é a classificação mais alta para veículos civis e significa que o corpo e o vidro do i7 Protection oferecem resistência a armas pequenas de nível militar, como rifles M14 e FAL-FN, a 33 pés, e pelo menos três tiros de uma metralhadora pesada como uma M60, de uma distância semelhante. O veículo também é capaz de resistir a ataques aéreos de drones com cargas explosivas, bem como ataques de granadas de mão, segundo a BMW.

Blindagem de carro elétrico

A chave para a força do veículo é o que a BMW chama de Núcleo de Proteção. Esta é uma estrutura de carroceria autoportante feita de aço blindado que é então combinada com blindagem adicional para a parte inferior da carroceria, teto e portas. A Mercedes-Benz conta com um conceito semelhante para seu sedã blindado Classe S.

Nas janelas é utilizado vidro blindado, enquanto o tanque de combustível ganha um invólucro especial que consegue se vedar após ser atingido por uma bala. As rodas são de liga leve de 20 polegadas revestidas com run-flats Michelin PAX. Mesmo quando furados, esses pneus permitem que o veículo viaje a velocidades de até 80 km/h.

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