BMW anuncia sistema de direção autônoma inédito, mas ainda não dispensa condutor
Montadora alemã terá carros que combinam assistências de direção Nível 2 e 3. Entenda o que isso significa na prática.
A BMW será a primeira fabricante de veículos do mundo a combinar assistências de direção nível 2 e 3. Conforme anunciado pela marca, seus veículos poderão realizar uma série de manobras sem a interferência do motorista, mas ele ainda não poderá abandonar o volante.
Mudar de faixa, fazer ultrapassagens e ajustar a velocidade em estradas e no trânsito durante longos períodos estão entre os comandos que dispensarão a intervenção do condutor. Com a combinação da direção autônoma níveis 2 e 3, a montadora poderá obter o melhor da tecnologia.
Níveis de assistência de direção
O princípio básico de um veículo autônomo é identificar diferentes obstáculos, como pedestres, semáforos e placas, incluindo circunstâncias que o humano teria dificuldade de enxergar, para oferecer um padrão de segurança avançado. Esse trabalho é resultado do trabalho conjunto de componentes como câmeras, sensores e radares.
Embora carros 100% autônomos ainda não estejam disponíveis, o mercado já tem modelos que oferecem uma experiência de direção mais independente. Essas tecnologias são classificadas em cinco níveis pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), que ajudam a identificar o quão autônomo o modelo é.
No caso da BMW, os níveis 2 e 3 representam “automação parcial” e “automação condicionada”, respectivamente. O primeiro indica sistemas mais avançados capazes de assumir o controle da condução em situações específicas, como piloto automático adaptativo.
Já o nível 3 representa o uso de uma combinação de sistemas de assistência ao motorista e tecnologia de inteligência artificial. Alguns exemplos são o alerta de colisão 360º e de tráfego cruzado, que ajudam a reduzir os riscos de colisão. Esse nível também dispensa a intervenção do condutor em deslocamentos de curta distância e balizas.
(Foto: Foto Eston/Shutterstock)
BMW anuncia novidades dos carros
Segundo a montadora alemã, seus veículos terão direção autônoma para aumentar o conforto em viagens de longa distância, por meio da tomada do controle em velocidades até 130 km/h. A marca permitirá mudança de faixas, ultrapassagem e ajuste de velocidade com apenas um sinal visual ao retrovisor exterior.
Além disso, será possível tirar as mãos do volante e até o olhar para outra coisa ao entrar em modo de condução totalmente autônomo, permitido em velocidades de até 60 km/h. Com essa função, quem está preso no trânsito poderá deixar o carro dirigindo sozinho enquanto descansa.
A chegada dessas novidades está prevista para agosto na Alemanha, mas ainda não há previsão de estreia no Brasil. Para personalizar o veículo, o comprador terá que pagar a partir de 6 mil euros (cerca de R$ 35 mil na conversão direta).