BMW é autorizada a vender carros que dirigirem "sozinhos' na Alemanha
Licença para a comercialização de veículos equipados com assistência níveis 2 e 3 é concedida à montadora alemã.
A BMW acaba de receber autorização para vender carros equipados com assistências de direção nível 2 e 3 em conjunto, algo que nem a Tesla pode fazer. Com a decisão, a montadora sai na frente na corrida dos automóveis autônomos, que dirigem sem a necessidade de intervenção do motorista.
A liberação permite que a marca utilize a BMW Highway Assistant (nível 2) e a BMW Personal Pilot L3 (nível 3) em um mesmo veículo. Na prática, o carro terá a capacidade de dirigir “sozinho” mesmo quando o condutor não estiver de olho na pista.
Carros 100% autônomos ainda não estão disponíveis no mercado, mas modelos como o Series 7 conseguem oferecer uma experiência de direção muito mais independente ao condutor. Para identificar o quão autônomo o modelo é, essas tecnologias são classificadas em cinco níveis pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE).
Confira um vídeo a seguir que mostra a função em ação:
Assistências de direção da BMW
A combinação de níveis de assistência será vista pela primeira vez no novo Série 7, mas a princípio ficarão disponíveis apenas para os clientes da Alemanha. O comprador terá que desembolsar cerca de 6 mil euros (R$ 35 mil na conversão direta) para incluir os recursos.
A montadora informou que diversos influenciadores já testaram modelos equipados com o Personal Pilot L3, que possibilita a execução de diversas tarefas sem prestar atenção à via. A única exigência é que o carro esteja rodando a até 60 km/h.
A nova função será útil, por exemplo, para quem costuma ficar preso no trânsito e agora terá a opção de deixar o carro dirigindo sozinho enquanto descansa, envia uma mensagem ou assiste um vídeo no celular.
Porém, se o limite de velocidade for excedido, o sistema faz um alerta e o motorista tem que assumir o comando do volante.
Isso significa que o condutor precisa estar sempre pronto para retomar o controle em poucos segundos quando solicitado.