BMW pode ser a ‘culpada’ por os próximos Mini terem tração traseira

Plataforma elétrica Neue Klasse da BMW pode trazer mudanças significativas para os futuros modelos da Mini, incluindo a possibilidade de tração traseira.

Desde o ressurgimento da Mini no início do século XXI, a marca britânica tem mantido uma colaboração estreita com a BMW, compartilhando componentes em suas linhas de veículos.

Atualmente, a empresa prepara-se para introduzir uma nova geração, utilizando a plataforma elétrica Neue Klasse da BMW. Esta plataforma, que deve ser lançada ainda este ano no modelo iX3, pode provocar transformações na configuração de tração dos Minis.

Tração traseira

Durante um workshop realizado em Landshut, na Alemanha, a BMW revelou detalhes sobre a plataforma Neue Klasse. Entre as informações destacadas, mencionou-se que os veículos produzidos com essa base não terão motores posicionados na dianteira, devido às limitações técnicas dos motores assíncronos.

Assim, os futuros Minis poderão contar com tração traseira, rompendo uma tradição de décadas de tração dianteira.

A mudança representa um marco, considerando que, desde 1959, os Minis foram fabricados com tração dianteira, exceto pelas versões All4 dos modelos Countryman e Clubman.

No entanto, o lançamento da nova geração ainda não tem data definida, pois a versão atual foi apresentada apenas no final de 2023.

Futuro dos Minis a combustão e elétricos

Nova versão Sport do Mini Cooper S 2025 (Foto: Divulgação/BMW)

Enquanto a revolução elétrica não acontece, os Minis a combustão continuam a ser produzidos com base na plataforma UKL1, focados na fábrica de Oxford, na Inglaterra.

Por outro lado, as versões elétricas são desenvolvidas em parceria com a Great Wall Motors, na China. Ambos os modelos, apesar das diferenças nas bases, mantêm semelhanças estéticas.

Mercado brasileiro

No Brasil, a Mini continua a ofertar modelos a combustão, como as versões Cooper S e Cooper S de 5 portas. Para aqueles que preferem os elétricos, a marca disponibiliza o Mini Cooper elétrico e o SUV Countryman.

Essa variedade reflete a estratégia de atender a uma ampla gama de consumidores, enquanto se prepara para a transição elétrica.

Concluindo, a adoção da plataforma Neue Klasse pode redefinir o futuro dos veículos Mini, potencialmente alterando sua configuração de tração.

Esta mudança, impulsionada pela BMW, destaca o compromisso com a inovação, enquanto ainda mantém opções para os adeptos dos modelos a combustão.

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