BMW X3: o que esperar da geração 100% híbrida que estreia até março?
Novo BMW X3 chega ao mercado com design renovado, totalmente híbrido e foco em sustentabilidade.
A BMW celebra 21 anos do lançamento do primeiro X3 com a introdução de sua quarta geração. Com 3,5 milhões de unidades já produzidas, o modelo prova que segue forte no mercado, tendo vendido 350 mil unidades apenas no ano passado, o que equivale a cerca de mil carros por dia.
O lançamento do novo X3 é marcado por mudanças significativas, mantendo a plataforma CLAR, mas adotando somente versões híbridas ou híbridas leves. A novidade é que o iX3 será substituído por um veículo totalmente elétrico, baseado na plataforma Neue Klasse.
A produção do carro está concentrada em Spartanburg, EUA, exceto para a versão híbrida plug-in, feita na África do Sul. O Brasil receberá o novo modelo até o final de março, trazendo uma série de aprimoramentos técnicos e estéticos.
BMW X3: design e inovações tecnológicas
A novidade apresenta alterações no design exterior. A frente mais vertical destaca uma grade ampliada com barras verticais e diagonais, enquanto as aletas e maçanetas embutidas ajudam a reduzir o coeficiente aerodinâmico para 0,27.
Novo BMW X3 estreia até março com motorização híbrida. (Foto: Reprodução/Quatro Rodas)
Os faróis de LED Matrix, em formato de “L”, e as lanternas traseiras, que lembram um “T” deitado, complementam o visual. Internamente, destaca-se o painel digital curvo, unindo a instrumentação de 12,3” à tela de 14,9”.
Sistemas e sustentabilidade
O sistema operacional OS9 da BMW traz gráficos nítidos e processamento rápido, embora com menos opções de personalização comparado a rivais. Além disso, o volante redesenhado e as saídas de ventilação quase invisíveis reforçam o ar premium do interior.
O novo X3 também aposta na sustentabilidade, sendo o primeiro modelo da BMW a oferecer a opção de revestimento do painel em poliéster reciclado. Os bancos podem ser de couro natural ou de material sintético sustentável.
Motorização e desempenho
No mercado europeu, o X3 está disponível com as motorizações 20d (diesel), 20 e M50 (gasolina). O Brasil verá o lançamento do M50 até março, um híbrido leve com motor 3.0 turbo de seis cilindros e sistema elétrico de 48V, entregando 398 cv.
A versão híbrida 30e, sem data definida, combina um motor 2.0 a gasolina com um elétrico, totalizando 374 cv. A hibridização dos modelos 20 e M50 utiliza o ciclo Miller, eficiente devido ao menor tempo de abertura das válvulas de admissão.
Impressões ao dirigir
A avaliação realizada pela revista Quatro Rodas nos arredores de Munique mostrou a resposta ágil da motorização desde os regimes mais baixos. A transmissão automática Steptronic de oito marchas e as fontes de energia garantem transições suaves entre as marchas.
A direção direta e comunicativa, combinada com a eficiente frenagem, reforça a posição do X3 como um SUV dinâmico. O chassi revisado oferece boa estabilidade, controlando os movimentos transversais em alta velocidade.
Com estas melhorias, a quarta geração do BMW X3 promete continuar o sucesso de vendas. A expectativa é que a nova versão amplie ainda mais a presença do modelo no mercado brasileiro.
*Com informações da Quatro Rodas.