BYD inova com plataforma que dispensa freios e coluna de direção
Fabricante de carros investe em tecnologias que podem causar disrupções na indústria automotiva; Entenda.
A BYD, antes mesmo de ser uma fabricante de carros, se coloca como uma empresa de tecnologia. Não à toa, antes de se aventurar no mercado automobilístico, a empresa fabricava baterias. Como o seu foco vai além da área automotiva, há espaços para aplicação de tecnologia que possa gerar disrupções na indústria.
Um exemplo claro desta situação é a sua nova arquitetura. Batizada de Xuanji, traz avanços significativos e até impensáveis para um veículo. Isso porque, a partir da plataforma, o carro passa a ter um sistema eletrônico que permite a substituição de partes mecânicas do veículo.
Mas não para por aí. A plataforma Xuanji tem um superprocessador interno que controla duas Inteligências Artificiais (IAs), sendo uma no próprio carro e a outra na nuvem. Assim, as IAs atuam em três redes de comunicação: com outros veículos, com satélites e com 5G.
Tecnologia de ponta
A partir disso, essas ferramentas tecnológicas trabalham em frentes distintas. Uma delas é a mecânica. A partir de um sistema eletrônico, é capaz de controlar freios, direção e até a potência do motor.
Além disso, os carros que se utilizarem desta plataforma, serão equipados com até três radares laser LiDAR e câmeras de 360º, o que oferece ao motorista uma percepção ao seu redor de 99,9%. O sistema é tão preciso que, no modo autônomo, o U8 de demonstração consegue passar entre duas barreiras com apenas 10 cm de cada lado.
Esta tecnologia também impacta no assistente de voz. Nesse sentido, ela consegue reconhecer uma voz em até quatro áreas dentro do veículo, identificando dialetos diferentes e com a possibilidade de realizar 12 comandos em ordem, de uma vez só.
Motor elétrico e outras novidades
A plataforma também traz um sistema de tração (e4), com motor elétrico em cada roda. Assim, eles podem ser acionados de maneira independente, permitindo que o carro gire no próprio eixo, por exemplo, podendo mudar a direção completamente.
Além disso, até novas formas de entrar no carro estão em estudo. Elas vão desde o uso do celular – sem internet, à biometria. Mesmo que hoje esta tecnologia esteja restrita a carros da linha Yangwang, a expectativa da marca é levá-la para outros modelos em um futuro próximo.
BYD Yangwang U8
A empresa também confirmou o lançamento do BYD Yangwang U8 no Brasil. Trata-se de um Suv de luxo, com motores elétricos nas quatro rodas, suspensão ativa e diversas tecnologias de ponta.
Ele possui um motor a combustão 2.0 litros que serve como gerador de energia, além de uma bateria de 49,05 kWh, que oferece uma autonomia de 180 km. Já com um tanque de 75 litros cheio e bateria carregada, a autonomia total do veículo pode chegar a 1.000 km.