BYD U8: por que lei brasileira impede a venda do SUV com giro de 360°?

Gigante carro chinês não se enquadra nas regras da legislação brasileira para homologação como veículo leve.

A BYD voltou a ganhar destaque nas redes sociais após apresentar o Yangwang U8, seu novo SUV gigante, que tem como grande diferencial a capacidade de girar 360° no próprio eixo. Apesar da euforia que o carro provocou nos internautas, ele não deverá desembarcar no Brasil.

O grande problema é que o SUV tem Peso Bruto Total (PBT) superior ao permitido pela lei brasileira para ser homologado como um veículo leve. Em outras palavras, o problema seria legal e não apenas uma questão de estratégia comercial.

O BYD U8 pesa cerca de 3.460 kg em ordem de marcha, que considera o peso do veículo pronto para rodar, com todos os fluidos necessários, sem os ocupantes. Adicionando passageiros e bagagens, a capacidade máxima de peso chega a 3.985 kg na China, bem além dos 3.500 kg permitidos para automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil.

Grande parte desse peso corresponde às baterias de 49 kWh, usadas para auxiliar o motor 2.0 turbo a gasolina que atua como gerador. O carro é um elétrico de autonomia estendida (EREV) com 5,3 metros de comprimento e 2,1 m de largura.

Grande demais para o Brasil

Para ser vendido aqui, o SUV teria que ser homologado como micro-ônibus ou van, o que tornaria sua condução restrita a motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D. A opção de registrar o SUV como veículo pesado não permitiria que fosse dirigido por pessoas com habilitação do tipo B, voltada para automóveis e comerciais leves.

A legislação do Brasil determina que veículos de passageiros com mais de 3.500 kg de PBT exigem CNH D, considerando que a categoria C foca em modelos acima desse peso bruto total, mas voltados ao transporte de cargas. Para dirigir o SUV chinês, o proprietário precisaria da mesma habilitação que motoristas de ônibus, micro-ônibus ou vans.

Outra questão seria o preço, equivalente a R$ 760 mil na conversão direta sem impostos. Considerando essas restrições, é bem provável que a BYD desista de lançar o carro no mercado brasileiro. No entanto, para alegria dos curiosos que não querem deixar de ver de perto o U8 manobrando em 360° sem sair do lugar, a chinesa trará algumas unidades ao Brasil para exibições públicas e eventos internos.

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