Câmbio automático: você para e sai com o carro do jeito certo?
Saiba o jeito correto de lidar com o câmbio automático para não haver necessidade de manutenção antes da hora.
Hoje já são poucas as opções de carros zero km com câmbio manual à venda no Brasil. Até porque, além dos valores elevados dos veículos com câmbio manual, a grande maioria dos motoristas preferem o modelo de transmissão automática. Também não se pode ignorar que a chegada de novas tecnologias também inviabiliza cada vez mais a opção de câmbio manual.
Mesmo com essa popularização dos modelos automáticos, muitos motoristas ainda usam a tecnologia de forma errada. Para evitar o desgaste desnecessário do seu carro, separamos algumas dicas úteis para garantir uma longa vida útil ao câmbio do seu veículo.
Funcionamento do câmbio automático
Para isso, entender os controles do câmbio automático é algo fundamental. Na alavanca, são quatro posições:
- P (parking ou estacionar);
- R (ré);
- N (neutro);
- D (direção).
O neutro, por exemplo, é o famoso ponto morto, e deve ser usado quando o carro está parado. Igualmente, o parking, serve para quando o motorista vai estacionar o veículo. Já o ponto “D”, é para quando se deseja colocar o carro em movimento e o “R” para dar ré no veículo.
Usando câmbio automático na prática
Quando o motorista entra no carro, a primeira coisa a fazer é pisar no freio e dar a partida com marcha engatada no “P”. Em seguida, é que se coloca a alavanca na posição “D” ou “R” para iniciar o movimento do veículo. Não se esqueça de liberar o freio de mão e acelerar de forma gradual.
Outra dica importante é nunca colocar o câmbio na posição “N” em ladeiras. A ação desativa o freio motor e o condutor pode perder o controle do veículo.
Apesar da direção sem a embreagem ser bem mais simples, é necessário tomar alguns cuidados. Lembre-se, por exemplo, de não pressionar ambos os pedais (aceleração e frenagem) ao mesmo tempo. Isso causa um desgaste excessivo dos freios. Por isso, a forma correta de conduzir um automático é utilizando apenas o pé direito. Aqui, o pé esquerdo se faz desnecessário.
Estacionando um carro automático
Na hora de estacionar, também dá para tomar alguns cuidados. Assim que o condutor pisar no freio, por exemplo, ele deve tirar o carro do “D” e colocar na posição “N”. O próximo passo, portanto, é puxar o freio de mão e então colocar na posição “P”. Aqui, é necessário ficar atento ao freio, uma vez que o carro pode se mover antes de estar na posição parking.
Além disso, não deixe de seguir o cronograma de manutenção do veículo. Com a troca de óleos, filtros e fluidos, além da verificação geral em dia, há a garantia de melhor funcionamento do carro por um período mais longo e sem preocupações.