Câmbio manual em carros elétricos? Honda aposta nessa ideia
Montadora surpreende com a previsão de câmbio manual em futuros veículos elétricos, a partir de 2026, na plataforma Honda 0 Series.
A Honda Motor iniciou em Tóquio, no Japão, a introdução de sua nova plataforma de veículos elétricos, a Honda 0 Series. A expectativa é que os primeiros modelos construídos sobre a arquitetura sejam revelados em 2026.
Outro anúncio surpreendeu o setor automotivo: a chegada do câmbio manual em carros elétricos, uma inovação notável no segmento. Veículos elétricos geralmente não requerem câmbio, pois todo o torque é liberado instantaneamente pelo sistema.
A Honda, no entanto, quer proporcionar uma experiência diferenciada aos motoristas, simulando a sensação de troca de marchas por meio de um sistema desenvolvido em software.
Inovações da plataforma Honda 0 Series
De acordo com a montadora, a plataforma Honda 0 Series abrigará sete modelos “esguios, leves e inteligentes”. A ideia é utilizar baterias mais finas e leves e um novo conjunto chamado e-Axle, integrando gerador e câmbio em escala compacta, entre 2026 e 2030.
Esses modelos compartilharão características, como balanços mais curtos e um centro de gravidade reduzido, além de tecnologias de fabricação de assoalhos que posicionarão os componentes pesados de eletrificação em áreas mais baixas e resistentes da carroceria.
Os futuros veículos da plataforma Honda 0 Series também destacarão:
- Design atraente;
- Tecnologias avançadas de assistência e direção autônoma;
- Integração de tecnologias conectadas e IoT;
- Prazer ao conduzir e unidade com o veículo;
- Excelente eficiência elétrica.
O diferencial do câmbio manual
A decisão da Honda de investir em câmbios manuais para seus elétricos visa aumentar a adaptação dos motoristas ao novo conjunto motriz. O sistema incluirá trembulador e pedal de embreagem, embora sua operação real seja gerida por software, oferecendo uma simulação realista da troca de marchas.
Este conceito se assemelha aos câmbios automatizados do início dos anos 2000, populares no Brasil. É também uma rivalidade à abordagem da Hyundai com o Ioniq 5N, que utiliza software para simular um câmbio automático de dupla embreagem e 8 marchas.
Com esses avanços, a Honda busca redefinir a experiência de dirigir veículos elétricos, combinando tradição e inovação em produtos únicos e revolucionários.