Neue Klasse; a nova plataforma da BMW que vai estrear no BMW Série 3

Plataforma poderá ter um ou dois motores, tração dianteira, traseira ou integral, autonomia de mais de 700 quilômetros e cargas rápidas.

O i4 é a mais recente adição à linha de veículos elétricos da BMW. Menos de um mês após sua apresentação, já há informações sobre alguns recursos que não serão apenas seus sucessores, mas também de toda a linha da marca. A montadora de Munique acaba de lançar sua nova plataforma, chamada Neue Klasse, que será utilizada por todos os seus produtos a partir de 2025.

Embora a atual arquitetura CLAR We esteja preparada para a eletrificação, ela apresenta várias limitações. Principalmente no que diz respeito ao futuro. É aqui que o Neue Klasse traz suas vantagens. A plataforma é totalmente modular. Ela permite sistemas de tração dianteira, traseira ou integral.

Além disso, a Neue Klasse permite todos os tipos de formatos: hatchbacks, sedans ou SUV’s. Do menor ao maior. Nesse sentido, os carros podem ter um ou dois motores, enquanto as baterias ficarão localizadas entre os eixos.

Falando em baterias, elas terão capacidade muito superior às atualmente equipadas. Outro destaque é um sistema de recarga de 800V que vai permitem que você reabasteça em alguns minutos. Com essas melhorias, o alcance ultrapassaria facilmente 700 quilômetros, combinando o desempenho com motores de combustão interna.

Nova plataforma

A novíssima plataforma também se destacará por ser construída com materiais compósitos muito leves. Entre os materiais usados estão alumínio, aço de ultra alta resistência e fibra de carbono. Alguns deles serão usados ​​apenas em carros esportivos. Outros materiais serão comuns a toda a linha.

Por outro lado, além do fato de o objetivo final da empresa ser que todo o seu portfólio passe a ser 100% elétrico a partir da próxima década, o Neue Klasse também contará com derivações próprias para mecânica de combustão – gasolina e diesel -, bem como para versões híbridas plug-in.

Como apontamos no título, o produto que vai estrear essa arquitetura será a próxima geração da Série 3, cuja apresentação está prevista para 2025. Dentro de seu portfólio de versões, uma variante 100% elétrica estará presente. Ela possivelmente será chamada de i3.

Especula-se que o Série 3 virá com uma configuração de um motor e tração traseira ou dois motores e tração nas quatro rodas para a opção de maior desempenho. Além das características já mencionadas em relação à sua plataforma, também promete se destacar pelo lado sustentável. O interior será construído com um grande percentual de materiais reciclados. Haverá também um lugar para variantes esportivas, então não parece nada irracional pensar sobre um futuro M3 elétrico.

você pode gostar também