Cansado de ter carro ‘beberrão’? Conheça 6 formas de reduzir o consumo de combustível
Se o seu veículo consome combustível rápido demais, é bom adotar algumas estratégias para diminuir os gastos.
O seu carro consome combustível na mesma velocidade que um tio beberrão bebe pinga? Se a resposta for sim, certamente você não deve aguentar mais as frequentes visitas ao posto e o peso da despesa com gasolina em seu orçamento mensal.
Para a felicidade dos motoristas que possuem veículos “beberrões”, existem algumas estratégias para diminuir o consumo e aliviar o bolso.
6 dicas para economizar combustível
Pronto para ver as margens de consumo do seu carro subirem significativamente? Então siga todas as recomendações listadas abaixo:
1. Tire o pé da embreagem
Um péssimo hábito de muitos motoristas é manter o pé apoiado no pedal da embreagem. Isso não apenas reduz a vida útil do componente, mas também aumenta o consumo de combustível um pouquinho a cada dia.
2. Não acelere de maneira brusca
Acelerar de forma progressiva ajuda a reduzir a quantidade de combustível queimado no motor, além de escalonar as marchas do câmbio automático com mais eficácia. No caso da transmissão manual, é interessante progredir de marcha a cada 20 km/h para não gastar gasolina desnecessariamente.
3. Escolha combustíveis de qualidade
Abastecer em qualquer posto apenas porque o preço está mais baixo pode não ser uma boa ideia a médio e longo prazo. Aliás, um valor muito diferente da média do mercado normalmente indica combustível adulterado, um produto que, além de queimar mais rápido, danifica os componentes do carro.
4. Seja planejado
Dirigir também é uma atividade que exige organização e planejamento. Antes de sair de casa, verifique o destino e descubra a melhor rota para chegar até ele. Dessa forma, você evita dar voltas desnecessárias e gastar combustível à toa.
5. Evite ficar na reserva
Quando o carro está na reserva, sobra mais espaço no tanque de combustível para que o produto evapore. Essa perda pode até ser pequena a curto prazo, mas ela pesa no bolso com o passar do tempo.
6. Fuja dos mitos
A indústria automotiva é repleta de mitos sobre economia de combustível, como “rodar com o veículo na quinta marcha ajuda a gastar menos”. Deixe de lado essas falácias e foque na direção eficiente, usando as marchas necessárias em cada momento e mantendo boas práticas de manutenção.