Caro ou barato? Veja quanto custaria um Corsa 1994 hoje, com a inflação

Hatch de entrada da Chevrolet completou 30 anos de Brasil no início deste ano, mas está fora de linha desde 2012.

O conceito de carro popular ficou no passado para o brasileiro, que já perdeu a esperança de comprar um veículo de entrada acessível como fazia nos anos 1990. Naquela época, os modelos com motores mais modestos e tributação reduzida partiam da faixa de R$ 8 mil.

Mesmo com a criação de um programa de incentivo pelo governo federal no último ano, os preços dos automóveis de entrada mais baratos do Brasil superam os R$ 70 mil atualmente. Esse valor está bem longe da realidade vivida em 1993, quando os primeiros carros populares começaram a surgir.

Em 1994, chegou ao mercado nacional um modelo que faria sucesso e entraria para a história como um dos maiores sucessos comerciais do país. O Chevrolet Corsa 1.0 desembarcou por aqui com a carroceria arredondada, já atualizado em relação à primeira versão.

O Corsinha, como é carinhosamente apelidado por muitos, foi lançado mais de dez anos antes pela Opel, subsidiária alemã da General Motors. Ele surgiu na Europa em 1983 e até hoje se mantém forte naquele mercado.

Chevrolet Corsa (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Chevrolet Corsa Wind

O hatch era equipado com um motor 1.0 que desenvolvia modestos 50 cavalos de potência, mas fazia bonito quando o assunto era economia de combustível. A média de consumo ficava em torno de 12,1 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada.

O Corsa Wind tinha um acabamento simples, mas bem feito, além de equipamentos como injeção eletrônica, retrovisores laterais com ajuste interno, para-brisa degradê e limpador e desembaçador traseiro. Aliás, ele era o único carro de passeio a oferecer a injeção eletrônica e custava o mesmo preço dos concorrentes. A montadora disponibiliza ar-condicionado como opcional.

O projeto agradou muita gente e levou o Corsa ao topo da lista de carros mais vendidos do mundo em 1999, gerando filas de compradores interessados no Brasil. Ainda hoje, ele faz sucesso no segmento de usados.

Preço antes e agora

A versão de entrada Corsa Wind custava menos de R$ 7,5 mil em 1994, valor equivalente a cerca de 107 salários mínimos da época. O piso nacional naquele ano era de apenas R$ 70.

Para descobrir quanto o mesmo automóvel custaria hoje, foi preciso adicionar a inflação acumulada nos últimos 30 anos desde seu lançamento. Fazendo isso, o preço fica próximo a R$ 70 mil, ou cerca de 50 salários mínimos hoje (R$ 1.412 em 2024).

Cabe lembrar que esse cálculo foi realizado apenas a título de curiosidade, já que o mercado automotivo não funciona dessa maneira e o Corsa Wind 1994 já é um projeto muito ultrapassado para os dias atuais.

Na tabela Fipe, usada como referência em negociações de veículos usados e seminovos, ele vale R$ 7.391.

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