Carro elétrico com porte de Defender pode estrear no Brasil; conheça o Jaecoo 6
SUV compacto elétrico fabricado por montadora chinesa tem visual quadrado e jeito de Land Rover Defender 90.
A estreia da Omoda Jaecoo, marcas chinesas do grupo Chery, está cada vez mais próxima no Brasil. As montadoras podem desembarcar por aqui ainda este ano com ao menos três lançamentos: o Omoda 5, o Jaecoo 7 e o Jaecoo 8. No entanto, esses são apenas alguns modelos do seu vasto portfólio.
Outro candidato a ser vendido no mercado brasileiro é o Jaecoo 6, um SUV compacto elétrico com linhas quadradas e jeito de Land Rover Defender 90.
Executivos da fabricante chinesa disseram haver estudos para o lançamento do modelo por aqui. Durante o Salão do Automóvel de Pequim, na China, eles sinalizaram que o jipinho pode chegar nos próximos anos, já que as montadoras planejam apresentar ao menos 10 carros no Brasil até 2026.
Além das importações iniciais, Omoda Jaecoo pretende inaugurar uma fábrica em terras brasileiras na cidade de Jacareí, no interior de São Paulo. A negociação com a Caoa Chery está por “poucos detalhes”, segundo Alex Wang, diretor de operações das marcas chinesas no Brasil.Por esses e outros motivos, a chegada do Jaecoo 6 tem grandes chances de se tornar realidade nos próximos dois anos.
Conheça o Jaecoo 6
Vendido na China com o nome de iCar 03, o Jaecoo 6 (ou J6) pertence a uma submarca da Chery completamente dedicada aos carros elétricos. Embora utilize o mesmo nome do Caoa Chery iCar, os dois modelos não possuem nenhuma semelhança.
O porte do SUV elétrico é parecido com o do Land Rover Defender 90, sendo 4,41 metros de comprimento. O design também é comparável, mas o entre-eixos é ainda maior, de 2,72 metros.
Alguns destaques do visual são a grade fechada da dianteira, os faróis e lanternas full LED com desenhos em formatos de “I”, as rodas de 19 polegadas e as maçanetas embutidas na carroceria. A tampa do porta-malas abre na horizontal e tem função de sucção para quando o fechamento não ocorre de forma correta.
Falando de motorização, o carro é vendido em uma versão de entrada com motor elétrico traseiro que gera 184 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. A configuração mais cara vem equipada com um propulsor elétrico em cada eixo e desenvolve uma potência total de 282 cv, além de um torque de 39,2 kgfm. A autonomia do modelo chega a 501 km pelo ciclo chinês (CLTC), resultado do trabalho das baterias de 50,6 kWh (entrada) e 69,8 kWh (topo de linha).
Os preços do Jaecoo 6 variam de 129.800 yuans a 185.800 yuans, cerca de R$ 96 mil e R$ 138 mil na conversão direta.