Carros destas 5 marcas famosas têm mais chances de serem multados
Estudos indicam que a marca do veículo pode influenciar no desrespeito aos limites de velocidade.
O volume de multas por excesso de velocidade aplicadas no Brasil teve alta de 132% entre 2022 e 2023, informa a Polícia Rodoviária Federal. Conforme dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), esse é o tipo de infração mais recorrente entre os condutores brasileiros.
Outro estudo, da empresa de cotação de seguros Insurify, aponta que a marca do veículo pode influenciar o motorista a exceder os limites permitidos. As informações foram obtidas a partir do cruzamento de registros de punições por excesso de velocidade com os nomes das montadoras.
A pesquisa indica ainda que donos de modelos esportivos de luxo têm maior tendência a desrespeitar os limites estabelecidos pelas autoridades, uma vez que o condutor fica tentado a testar a capacidade do modelo.
Foto: welcomeinside/Shutterstock
5 montadoras que ‘facilitam’ multas
Com base no levantamento feito pela Insurify, conheça as cinco fabricantes de veículos com mais veículos envolvidos em autuações por excesso de velocidade.
1. Infiniti
A marca que mais “influencia” os condutores a cometer essa infração é a nipo-americana Infiniti, subsidiária da Nissan.
Os carros da montadora aumentam em 8,7% a probabilidade de um condutor ser multado por ultrapassar a velocidade, sobretudo o modelo G37.
2. Scion
A segunda posição também é de uma japonesa, a Scion, braço de luxo da Toyota.
Apesar de estar fora do mercado desde 2016, seus veículos elevam em 8,4% a chance de uma penalidade por rodar em velocidade acima do permitido.
O modelo com o pior resultado foi o Scion FR.
3. Volkswagen
Fechando o pódio, a alemã aparece como a terceira maior “causadora” de multas entre as montadoras mundiais.
Segundo a Insurify, 8,3% das infrações envolveram seus carros, sobretudo desde o início dos anos 2000, quando começou a apostar em conversíveis e motores maiores.
4. Subaru
Os japoneses dominam a lista e prova disso é a presença da Subaru, famosa pelos seus carros com turbocompressor, que amplia a potência do motor.
Uma possível explicação para a menção ao seu nome é o foco da marca em esportes de corrida automotiva, sobretudo ralis.
5. Mazda
Com mais de 100 anos de história, a empresa sediada no Japão ocupa o quinto lugar do ranking de carros que “fazem” o motorista ser multado.
A chance de uma infração relacionada ao excesso de velocidade é 7,7% maior para os proprietários dos carros da marca.