Carros elétricos: 4 arrependimentos comuns que ninguém conta
Desgosto após compra é motivado por problemas que irritam os proprietários.
O futuro sustentável dos carros elétricos promete revolucionar o setor automobilístico. Por outro lado, o cenário está seguindo para outro rumo: o do arrependimento. Segundo uma pesquisa, cerca de 46% dos proprietários de veículos elétricos nos EUA estão arrependidos de terem adquirido um veículo do segmento.
Os dados são da McKinsey & Co., empresa de consultoria empresarial americana. Para chegar nesta constatação, o estudo entrevistou mais de 30 mil pessoas em 15 países. Foram escolhidos aqueles onde os carros elétricos correspondem a mais de 80% do volume de vendas pelo globo.
Além disso, segundo a pesquisa, cerca de 29% dos donos de carros elétricos vão retroceder e comprar um carro com motor a combustão na próxima compra. Mas, afinal, por que os consumidores estão arrependidos da escolha? O que há de errado?
Foto: Owlie Productions/Shutterstock
4 arrependimentos comuns de quem tem carro elétrico
Confira a seguir alguns fatores que podem fazer donos de carros elétricos voltarem a combustão:
1. Bateria com preço de um rim
Não deseje nem ao seu pior inimigo que a bateria do carro elétrico dele estrague. Dependendo do caso, a bateria de um veículo deste segmento costuma ter um preço salgado em relação à manutenção e troca. Este é um dos fatores que pesa na decisão de compra e gera arrependimento em muitos compradores.
2. Maior depreciação
A desvalorização dos carros elétricos é maior em comparação aos carros à combustão. Segundo um monitoramento feito pela Bright Consulting, os veículos eletrificados se desvalorizaram, em média, 9% após o prazo de um ano de uso, no caso de veículos acima de R$ 300 mil, e 15% nos veículos abaixo de R$ 300 mil. Enquanto isso, modelos à combustão desvalorizam, em média, 6% neste mesmo período.
3. Lenta implementação do programa dos carros elétricos
Outro sentimento vivido por donos de carros elétricos é o de frustração. Nos EUA, quase 50% dos donos de eletrificados se sentem prejudicados pela lenta implementação do programa de infraestrutura para o segmento. Globalmente, somente 9% dos proprietários se sentem satisfeitos com o ritmo das instalações dos carros elétricos.
4. Precariedade na infraestrutura de recarga
Por fim, outro ponto negativo que fazem os donos de carros elétricos repensarem a decisão é a infraestrutura precária de recarga. Até nos Estados Unidos, onde as estações de carregamento públicas são suficientes, em viagens mais longas, a experiência pode ser frustrante para muitos condutores.