Carros elétricos fecham o ano com desvalorização de até 37% no Brasil
Modelo com maior perda de valor ao longo do último ano foi o BMW i3, seguido por carros das marcas JAC, Volvo e Nissan.
Os carros elétricos tiveram forte desvalorização no Brasil em 2023, com a depreciação chegando a 37,1% no modelo do topo da lista. Os dados divulgados pelo portal InfoMoney foram compilados pela consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB).
Em janeiro, o SUV BMW i3 era vendido por R$ 338,2 mil, mas agora é encontrado na revenda por R$ 224,5 mil. A desvalorização também atinge modelos 100% elétricos com preços mais acessíveis, como o JAC IEV-20, que perdeu 33% ao longo de 2023.
Análise da desvalorização
A consultoria destaca a forte concorrência no setor como um dos motivos da queda, sobretudo após a chegada de montadoras chinesas como BYD e GWM no mercado nacional. O aumento da oferta derrubou os preços dos veículos, que hoje partem de R$ 120 mil.
A estratégia das montadoras mais tradicionais para competir com as novas rivais foi baixar os valores, resultando na depreciação. Segundo a KBB, mais de 15 veículos elétricos foram lançados somente neste ano.
Embora a análise da perda de valor seja importante na hora da compra, o consumidor deve ter cuidado para não adotar esse como o único fator de decisão. No mercado de elétricos, pontos como autonomia, infraestrutura de carregamento e custo de manutenção também devem ser considerados.
Carros elétricos que mais desvalorizaram em 2023
Marca | Modelo | Versão | Preço em jan/23 | Preço de revenda em dez/23 | Depreciação no ano |
BMW | i3 | BEV 42KWH UNIQUE FOREVER | R$ 351.185 | R$ 220.885 | 37,1% |
BMW | i3 | 120Ah BEV FULL | R$ 338.250 | R$ 224.529 | 33,6% |
JAC | E-JS4 | BEV 55 KWH ELETRICO | R$ 263.576 | R$ 176.640 | 33% |
JAC | IEV 20 | BEV 41 KWH ELETRICO | R$ 169.050 | R$ 114.450 | 33% |
VOLVO | XC40 | PURE ELETRIC | R$ 397.950 | R$ 273.430 | 31,3% |
NISSAN | LEAF | TEKNA | R$ 296.998 | R$ 205.000 | 31% |
FIAT | 500E | BEV 42 KWH ICON AT ELE | R$ 261.341 | R$ 186.500 | 28,6% |
CAOA CHERY | ICAR | EQ1 AT ELE | R$ 149.240 | R$ 113.000 | 24,3% |
RENAULT | KWID | E-TECH 27 KWH | R$ 146.255 | R$ 112.300 | 23,2% |
CHEVROLET | BOLT | EV PREMIER AT | R$ 327.355 | R$ 253.184 | 22,7% |
MINI | COOPER | S E TOP COLLECTION 33KWH AT | R$ 281.973 | R$ 219.325 | 22,2% |
AUDI | E-TRON GT | RS BEV 93KWH QUATTRO | R$ 1.064.640 | R$ 828.459 | 22,2% |
RENAULT | ZOE | R135 ZEN | R$ 203.965 | R$ 159.266 | 21,9% |
AUDI | E-TRON | PERFORMANCE QUATTRO | R$ 612.910 | R$ 494.250 | 19,4% |
Bons resultados em 2023
O segmento de veículos elétricos registrou um grande avanço em 2023, com alta de 78% no volume de emplacamentos frente a 2022, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). A expectativa é que as vendas atinjam 90 mil carros até o encerramento do ano.
Contudo, o retorno do imposto de importação sobre elétricos e híbridos importados pode reduzir o ritmo de crescimento do setor em 2024. Com o aumento da taxação, é esperado um aumento nos preços dos modelos eletrificados no próximo ano.
*Com informações do portal InfoMoney.