Carros podem ter sistema para indicar que motorista fará baliza

Brasileiro cria um sistema para indicar aos demais motoristas a intenção do condutor de encaixar o seu carro na vaga.

A frustração de tentar estacionar o carro em uma via e não conseguir porque os demais motoristas não abriram espaço já foi sentida ao menos uma vez pela maioria todos os condutores. A boa notícia é que um novo dispositivo inventado por um brasileiro pode acabar de vez com esse tipo de desentendimento.

Vagner Bento de Souza inventou o Set-Stop, uma tecnologia que sinaliza a intenção de manobra ao acionar a seta e a luz de freio do veículo de forma intermitente. O sistema deixa claro que o motorista que estacionar e serve de aviso para que os demais condutores avancem para que ele possa colocar o carro na vaga.

Solução simples para problema comum

O dispositivo é uma boa solução para acabar com minutos de gritaria, mãos abanando ou alertas com a seta, sinalizações muito usadas e nem sempre tão eficazes. Ele também pode evitar que o condutor tenha que desistir da vaga momentaneamente e dar a volta no quarteirão para tentar a sorte novamente.

“Acredito que todos nós, uma vez ou outra, já vivemos uma situação dessas e a gente sabe o quanto esse momento pode ser estressante”, diz Vagner. Ele defende a padronização da sinalização para tornar o trânsito menos estressante e aumentar a gentileza entre as pessoas.

“Estamos cientes que o sucesso do Set-Stop depende da população entender, aceitar e adotar o novo mecanismo. Vai ser necessário educar os milhões de motoristas Brasil afora. Mas, assim como os brasileiros adotaram de forma natural e permanente o uso do cinto de segurança, por exemplo, acreditamos que haverá grande aceitação à nova sinalização, que visa única e exclusivamente facilitar a vida de todos no trânsito”, afirma Ricardo Giovanelli, responsável pelo marketing do produto.

Giovanelli patenteou o sistema e as maneiras de acionamento da invenção. O protótipo será apresentado às montadoras no próximo ano, mas ainda não há estimativa de custo.

você pode gostar também