Carros: por que a idade do motor é medida em km, não em horas de uso?
Medição da vida útil dos automóveis segue um padrão diferente da de aeronaves e tratores, por exemplo.
Quando o assunto é a vida útil do motor do carro, o motorista sempre encontra os dados em quilômetros rodados, e não em horas de uso, como seria de se imaginar. Embora a durabilidade de aviões e tratores seja medida em horas, a situação é diferente com os automóveis.
O motor do veículo passa por desgaste mesmo quando ele está totalmente parado, como em marcha lenta. A deterioração também ocorre ainda que ele circule lentamente ao longo de várias horas, como em um congestionamento.
Considerando que o processo não para nem quando o carro está completamente imóvel, fica um pouco difícil entender por que a medição do desgaste é feita em km.
Por que o desgaste dos carros é medido em km?
Motor w12, um dos motores mais poderosos da atualidade – Foto: Divulgação/Bentley
A decisão de informar a vida útil do automóvel em distância percorrida tem como objetivo imprimir mais praticidade, precisão e facilidade na interpretação de dados. Qualquer motorista consegue verificar se o carro tem 20 mil ou 40 mil km rodados, por exemplo, mas nem todos conseguiriam medir o tempo de uso.
Os aviões têm sua durabilidade apurada em horas porque a velocidade de cruzeiro é praticamente a mesma, ou seja, mais constante. O mesmo se aplica aos tratores, que quase sempre operam em baixíssimas velocidades.
Já os carros são utilizados nas mais diversas situações, o que popularizou o método de medição a partir dos quilômetros rodados.
É óbvio que, se o comprador conhece o proprietário atual do veículo que deseja, sempre compensa perguntar detalhes sobre seu uso. Modelos utilizados majoritariamente na estrada costumam ter um desgaste muito menor do que aqueles que circulam muito no asfalto ruim das cidades.
Também vale a pena conferir a manutenção preventiva do automóvel, ou seja, verificar se a troca de fluidos e outros componentes foi realizada nos prazos corretos. Vale lembrar que a vida útil do motor vai normalmente de 200 mil a 300 mil km, variando conforme o tipo de propulsor e o calendário de revisões.