Certidão de nascimento: VW venderá documento contra falsificação de modelos clássicos

Marca vai lançar no Brasil um novo serviço de certificação de carros antigos; Veja como vai funcionar.

Carros antigos fazem parte do sonho de muitas pessoas. E ter a garantia de que o modelo é totalmente original é peça importante nesse processo. Por isso, a Volkswagen vai lançar no país um novo serviço de certificação de carros antigos. Dessa forma, é como se o veículo recebesse uma certidão de nascimento, atestando a sua originalidade.

Leia mais: Guia completo para obter a placa preta e marcar os 30 anos do seu carro em 2024

No documento, haverá detalhes como data de produção, cor, numeração do motor original, assim como a confirmação da versão e dos equipamentos do carro. Porém, esse tipo de serviço não chega a ser uma novidade. Isso porque tal documentação já é expedida na matriz da Volkswagen, na Alemanha.

Veracidade

Com o serviço, colecionadores poderão identificar com mais facilidade carros clássicos falsificados. Um exemplo são as versões mais simples com caracterização de outras mais antigas ou mesmo identificar carros que foram descaracterizados, mas que podem recuperar a originalidade de design ou até mesmo de peças.

Com custo de R$ 500, acrescido de frete, a certificação estará disponível para um grupo específico de veículos da marca. Para solicitar o documento, o veículo precisa ter pelo menos 20 anos de fabricação e estar com a documentação em nome do solicitante do certificado. Na ocasião, também é preciso fornecer informações como, por exemplo, o chassi, modelo e ano de fabricação do carro.

A melhor parte é que todo o trâmite será feito a partir de um site específico para o serviço, ou seja, não há necessidade de ir a uma loja física. Após o período de dez dias úteis, a montadora informará se os dados do veículo estão ou não registrados, uma vez que alguns documentos manuscritos poderão não mais estar disponíveis.

Se tudo estiver dentro do esperado, o solicitante receberá um link para o pagamento e posterior emissão do certificado.

você pode gostar também