Chevrolet Monza pode ser um bom substituto para o Cruze no Brasil?

Novo Chevrolet Monza vendido na China em versão híbrida é apontado como uma opção para tomar o lugar do Cruze.

Desde que foi apresentado no mercado chinês, o novo Chevrolet Monza vem provocando frenesi nos brasileiros que sentem falta do tradicional sedã. Nas redes sociais e em alguns sites do segmento automotivo, muito se fala na possibilidade de lançamento do modelo no Brasil.

Construído sobre a plataforma VSS-F, o modelo chinês tem 4,66 metros de comprimento e 2,64 m de distância entre-eixos, sendo considerado de porte médio. Ele é vendido na China em duas configurações: uma com motor 1.5 a gasolina de 109 cv de potência e 14,3 kgfm de torque; e outra com 1.5 turbo associado a um sistema híbrido-leve, que gera 163 cv e 23,4 kgfm.

Por dentro, o Monza chinês traz um estilo parecido com o adotado recentemente pela marca na Spin e na S10, com um painel que apresenta telas integradas para os instrumentos e a central multimídia. A lista de equipamentos inclui assistências como alerta de ponto cego e freio de estacionamento eletrônico, além de carregador sem fio para smartphones.

Novo Monza no Brasil

Apesar dos boatos de que o sedã poderia estrear por aqui como substituto do Chevrolet Cruze, é bastante improvável — para não dizer impossível — que isso aconteça. A marca não sinalizou nenhuma intenção de vender o modelo no Brasil, nem tampouco fez qualquer movimentação nesse sentido.

O modelo não integra a lista de próximos lançamentos da montadora, que, aliás, não parece querer investir muito em sedãs neste momento. Tudo isso indica que, ao menos a médio prazo, o novo Monza não deve desembarcar no mercado nacional.

Também vale citar que o Monza chinês já está um pouco defasado, uma vez que foi lançado há cinco anos, apesar da reestilização de meia-vida feita em 2022. O projeto é apenas um pouco mais novo que o Cruze, atualizado em 2016, então a troca não faria muito sentido.

Falando na falta de disposição para os sedãs, o segmento vem perdendo bastante espaço no mercado nacional, onde os SUVs viraram uma verdadeira febre. Por isso, é mais provável que a Chevrolet coloque um SUV médio no lugar do Cruze, como o Trax, batizado de Seeker no mercado asiático.

você pode gostar também