Citroën C5 Aircross terá uma futura geração elétrica
O C5 assumirá uma das novas bases dedicadas à eletricidade que está sendo desenvolvida pelo grupo.
A transição do mercado automotivo para a eletricidade induz logicamente a uma transformação da ferramenta industrial. Do lado da Stellantis, a evolução das fábricas é assim lançada. Todas as fábricas já estão montando veículos eletrificados na Europa.
Em Rennes, está sendo produzindo o Citroën C5 Aicross, que existe como um plug-in híbrido. A Stellantis está fazendo hoje um grande anúncio para os funcionários do local: a nova geração do SUV compacto também será construída em Rennes. Além disso, a empresa anunciou que ele será elétrico.
O C5 assumirá uma das novas bases dedicadas à eletricidade que está sendo desenvolvida pelo grupo nascido da fusão entre a PSA e a Fiat, a STLA Medium. Esta base está atualmente em desenvolvimento em Sochaux, onde será lançada.
A próxima geração do 3008, prevista para 2023, irá inaugurar a plataforma. Para o C5 Aircross elétrico, será necessário esperar. O atual será reestilizado pela primeira vez no início de 2022. O restante estará pronto em 2024/2025.
Nessa altura, a Stellantis terá inaugurado a primeira gigafábrica da ACC para produção de baterias em Douvrin (a ACC reúne Stellantis, Total e Mercedes). O centro Trémery-Metz, que tem sido líder na produção de motores térmicos, terá sido transformado com uma capacidade anual de 1,1 milhão de motores elétricos.