Clima escaldante explica! Ar-condicionado é o desejo número um de quem quer trocar de carro?
Com o aumento das temperaturas, pesquisa revela que o ar-condicionado se torna essencial para 79,84% dos usuários ao escolher um veículo.
Após 2023 ter sido marcado como o ano mais quente já registrado, 2024 promete manter a mesma tendência, com o mês de janeiro sendo considerado o mais quente da história, segundo informações do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), a agência europeia do clima.
E para enfrentar essa onda de calor, no Brasil, onde a intensidade do calor tem sido bem notável, o ar-condicionado surge como uma ferramenta indispensável. Durante a escolha de um carro novo, a presença desse equipamento se torna uma prioridade para muitos consumidores.
Um recente levantamento elaborado pela Mobiauto revelou que o ar-condicionado é considerado essencial por 79,84% dos usuários. Em seguida, a direção com assistência hidráulica e as travas elétricas ocupam o segundo e terceiro lugares na lista de itens mais procurados.
O levantamento analisou um total de 186 itens opcionais, incluindo aspectos estéticos, de segurança, conforto e comodidade.
Porém, alguns itens apresentaram porcentagens mínimas de busca, como freio a disco dianteiro ou controle de tração. Isso se deve à inclusão desses itens como série em carros mais recentes. Por exemplo, o airbag duplo frontal é procurado por apenas 7,93% dos usuários, embora seja obrigatório em todos os carros zero km vendidos no país desde 2014.
Sant Clair Castro Jr, economista e CEO da Mobiauto, responsável por coordenar a pesquisa, destaca que os números revelam diversas interpretações possíveis. Ele ressalta que a baixa busca por determinados itens pode não refletir uma falta de interesse dos consumidores, mas sim o fato de esses itens já estarem incluídos como padrão em muitos modelos de veículos.
“O câmbio automático, por exemplo, teve pouco mais de 5% dos cliques dos compradores. Isso quer dizer que os outros 95% dos consumidores não querem esse item? Óbvio que não”, explica Castro Jr. “Vamos supor que o internauta esteja atrás de um SUV do porte de um Honda CR-V. Ele nem clica em ar-condicionado, vidros e trava elétricos ou mesmo transmissão automática, pois 100% das unidades à venda terão esses itens.”