Como a gasolina com mais etanol na mistura impacta os veículos dos brasileiros?
Proporção de etanol na gasolina comercializada no Brasil sobe para 30% a partir de 1° de julho.
Desde o dia 1º de julho, os combustíveis vendidos no Brasil contêm uma maior quantidade de biocombustíveis. O etanol misturado na gasolina aumentou sua concentração de 27% para 30%, enquanto no diesel a adição de biodiesel subiu de 14% para 15%.
Essa medida estava planejada desde o final de 2024 e visa mitigar as flutuações do preço do petróleo no mercado internacional. A expectativa é que o impacto nos preços dos combustíveis nas bombas seja menos perceptível, comparado às variações entre postos.
O aumento de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel busca não apenas atender à demanda interna, mas também estimular uma redução nas emissões de gases do efeito estufa. Aumentando a quantidade de etanol, espera-se uma diminuição de 1,7 milhão de toneladas de emissões anualmente.
Impactos no funcionamento dos veículos
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) realizou uma série de testes em veículos de diferentes motores e anos de fabricação para entender o impacto dessa mudança para os motoristas.
A gasolina E30, com 30% de etanol, não apresentou alterações significativas no desempenho ou nos sistemas de injeção dos veículos avaliados. As diferenças observadas em aceleração foram atribuídas à idade e estado dos automóveis, e não ao combustível.
Testes realizados
Os testes envolveram 16 carros com motores entre 1.0 e 2.5 litros, incluindo híbridos e veículos de combustão fabricados entre 1994 e 2024. Eles foram colados em câmaras frias a -5°C e os resultados mostraram que as variações são muito pequenas.
Treze motocicletas entre 100 a 600 cilindradas também participaram dos estudos.
O desempenho melhorou em certas medições e piorou em outras. Carros mais modernos apresentaram desempenho mais constante com os dois combustíveis, já que a injeção dos seus motores consegue corrigir melhor a diferença da mistura.
Considerações sobre a gasolina E30
O aumento na octanagem da gasolina, agora em 94 RON, promete melhorar o desempenho dos veículos. A resistência à detonação do etanol pode reduzir as “batidas de pino”, mas a adaptação depende do sistema de injeção dos motores.
A gasolina premium não sofrerá mudanças e seguirá com 25% de etanol em sua composição.
Com a E30, o Brasil pode se tornar autossuficiente em gasolina após 15 anos. Embora a redução de preços possa atingir 20 centavos por litro, isso dependerá da safra de cana-de-açúcar e da localização das usinas de etanol.
A medida deve aumentar a demanda por etanol em 1,5 bilhão de litros anuais, contribuindo para um futuro mais sustentável.