Como consultar multas ou pendências pela placa do carro?
Com algumas informações, o motorista consegue verificar se o veículo tem multas federais ou estaduais pela internet.
Na hora de comprar um carro usado, uma das maiores preocupações de qualquer pessoa é com a existência de multas e outras pendências relacionadas ao veículo. Quem não quer se dar mal e levar um prejuízo precisa verificar essas informações antes de fechar o negócio.
A consulta está disponível pela internet a partir da placa, mas o interessado também precisa apresentar o código Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel.
O Renavam é uma sequência numérica de até 11 dígitos indicada no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Sua principal finalidade é a identificação de todos os veículos registrados no país.
Consulta de multas e pendências federais pela placa
Foto: Shutterstock
A verificação de eventuais débitos relacionados ao carro é útil para quem vai comprar um usado e também para aqueles que planejam resolver essas pendências. O licenciamento anual, inclusive, exige que as contas estejam em dia.
Para consultar multas federais e saber se há alguma infração registrada, o interessado deve acessar o site da Polícia Rodoviária Federal e clicar em “Consultas e Pagamentos”, depois em “Consulte aqui”.
Em seguida, é necessário informar a placa do veículo e o Renavam, depois selecionar “Consultar”.
O portal informa se existe alguma multa autuada pela PRF, em rodovias e estradas federais, até a data da consulta. Também é possível verificar essa informação pelo Portal de Multas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Multas e pendências estaduais: como consultar
Nos estados brasileiros, a consulta de eventuais pendências é feita no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local. Muitos órgãos estaduais também possuem aplicativos, como o de São Paulo, que oferece a ferramenta para dispositivos com sistema Android e iOS.
Em vários estados da federação, o Detran oferece a opção de verificar as informações sobre veículos de terceiros, mas sempre é necessário ter o código Renavam.
Os endereços dos sites de todos os departamentos de trânsito do país podem ser consultados aqui.