Como destravar recursos no seu carro que você nem sonhava que existiam

Veículos atuais escondem funcionalidades avançadas que podem transformar a experiência de dirigir, aumentando conforto e segurança.

Os carros modernos são verdadeiras máquinas de tecnologia, oferecendo uma gama de recursos que muitos motoristas desconhecem. Essas funcionalidades, muitas vezes não mencionadas no manual, podem revolucionar a forma como você dirige. De sistemas de partida remota a detecção de pedestres, explorar essas características pode ser surpreendente.

Recentemente, um vídeo viralizou nas redes sociais, destacando a partida remota como uma dessas funções. Ao pressionar repetidamente o controle da chave, a função é ativada, revelando como o veículo pode ser ligado à distância. Contudo, essa tecnologia está restrita aos carros com sistema keyless, eliminando a necessidade de chave na ignição.

Vale lembrar que a partida remota é comum em modelos de porte médio ou grande. Ela permite um controle climático prévio do carro. Assim, o interior do veículo pode ser aquecido ou resfriado antes mesmo da entrada do motorista.

Métodos de desbloqueio de funções escondidas

Foto: Shutterstock

  • Reprogramação eletrônica

O desbloqueio de funções ocultas pode ser alcançado por meio do coding, o que implica na reprogramação da Unidade de Controle Eletrônico (ECU). Esse processo consiste em ajustar a programação original do veículo para liberar funcionalidades adicionais.

Ao UOL Carros, Nelson de Oliveira Junior, da VAG Coding BR, afirma que o custo para essa reprogramação gira em torno de R$ 1.000. Com um computador conectado à porta OBD do carro, é possível acessar a rede CAN e ativar funções que já estão no sistema de fábrica, mas inativas.

Funcionalidades pouco conhecidas:

  • Ajuste do marcador de velocidade;
  • Detecção de pedestres;
  • Sistema AEB (frenagem de emergência automatizada);
  • Sistema ASR (controle de tração);
  • Configurações de luz ambiente;
  • Modos de condução personalizados;
  • Bloqueio automático das portas.

Essas funções, acessíveis através do coding ou pelo controle remoto, ampliam a segurança e o conforto ao dirigir. Por exemplo, o ajuste do marcador de velocidade permite visualizar a velocidade em intervalos de 10 km/h, enquanto o sistema ASR evita que as rodas patinem ao acelerar.

Cuidado ao realizar modificações

Também ao UOL Carros, Adelson Campos Silva destacou a importância de garantir que qualquer alteração seja segura e compatível com o modelo do veículo.

“Consulte sempre um profissional especializado antes de modificar o sistema eletrônico do carro”, recomenda.

Isso evita possíveis problemas e garante que as melhorias sejam implementadas corretamente.

*Com informações de UOL Carros.

você pode gostar também