Como reconhecer e eliminar os pontos cegos para dirigir sem preocupações?

Os pontos cegos são umas das fontes de acidentes nas vias e os motoristas precisam ficar atentos aos detalhes para evitar essas áreas em seus veículos.

Os pontos cegos dos carros são inimigos dos motoristas e tornam-se potenciais fontes de acidentes de trânsito, principalmente em ultrapassagens, conversões ou mudanças de faixa. Isso ocorre porque, geralmente nessas áreas do carro, o condutor perde a visibilidade e não consegue perceber se há ou não um veículo ou pedestre nessa parte.

Apesar desse destaque negativo para os pontos cegos, eles podem ser diminuídos simplesmente com um ajuste nos espelhos dos carros. Dessa forma, os riscos são minimizados e as viagens tornam-se mais seguras. Para isso, o primeiro passo é conhecer onde estão localizados os pontos cegos dos veículos e ajustar os retrovisores para uma melhor visibilidade.

Como reduzir os pontos cegos dos carros?

De modo geral, quanto maior o carro, maiores são os ângulos e os pontos cegos. Mas com um ajuste ideal, essas áreas ficam minimizadas e o risco de não ver qualquer objeto ou pessoa se aproximando diminui.

Portanto, posicionar corretamente os espelhos do carro é a principal forma de reduzir essas áreas. Vale destacar que, para cada motorista, os posicionamentos dos retrovisores são diferentes.

Veja como melhorar os pontos cegos

  • Postura correta: O primeiro ponto é encontrar a posição ideal, com os pés encostados nos pedais e o banco ajustado de forma que as pernas e os braços fiquem levemente dobradas, desta forma o campo de visão fica maior.
  • Inclinação do banco: a inclinação do banco do motorista também é fundamental, ele não pode estar muito reto, assim ele irá diminuir os pontos cegos.
  • Retrovisor interno: O espelho de dentro do carro precisa estar posicionado para dar a maior visibilidade do vidro traseiro, sem o motorista precisar mexer muito a cabeça.
  • Retrovisores externos: Para o ajuste dos espelhos externos, o condutor precisa estar sentado da forma ideal e não precise fazer movimentos grandes para ver os retrovisores. O retrovisor do lado esquerdo precisa ser ajustado até que o motorista praticamente não veja a parte lateral do veículo, assim como o do lado direito.
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