Como saber se um pneu é bom ou não? Use essas dicas para não ser passado para trás

Siga estas dicas para identificar se está escolhendo um bom pneu na hora da compra e evite prejuízos e riscos no trânsito.

Escolher o pneu ideal para o seu carro pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem experiência. Afinal, diante de tantas marcas e modelos no mercado, é natural ficar com dúvidas.

Neste guia, vamos ajudá-lo a entender os principais fatores a considerar na hora de comprar um pneu novo, para saber identificar se ele está em boas condições e fazer uma boa escolha.

Compre de vendedores/lojas confiáveis

A primeira etapa na escolha do pneu ideal é encontrar um vendedor confiável, pois não é difícil encontrar mal-intencionados que usam estratégias para repassar pneus velhos, taxando-os como “novos”. Apesar dos preços mais atrativos, não é preciso dizer que isso coloca em risco a sua segurança e a de outras pessoas no trânsito.

Para garantir que você está comprando um pneu de qualidade, procure por revendedores credenciados pela marca. Você pode encontrar a lista de estabelecimentos autorizados no site da marca do pneu.

Entenda a classificação dos pneus

Todo pneu é submetido a testes e recebe uma classificação de classe, podendo ser: A, B ou C. Os de classe A são considerados ótimos, os de classe B, bons, e os de classe C, médios.

A diferença entre eles geralmente está relacionada à aderência, durabilidade, uso em solo, entre outros fatores. Isso comprova que existe uma margem de segurança e qualidade mínima a ser atendida antes de o pneu sair da fábrica para ser vendido.

Temperatura dos pneus

Os pneus também recebem a classificação A, B e C de acordo com o seu tempo de resfriamento. Desta forma, os pneus de classe A possuem um resfriamento excelente, os de classe B, bons, e os de classe C, médio, seguindo o padrão anterior.

A depender de onde mora, o mais aconselhável é comprar um pneu classe A, pois ele pode ter uma durabilidade e aderência muito melhores. Inclusive, caso ainda não saiba, a temperatura do pneu também influencia em seu desgaste, sendo essencial ficar atento a isso no momento da compra.

Atente-se à marca do pneu

Certamente você já deve ter ouvido falar em marcas como Michelin, Pirelli e Continental, certo? Isso porque são algumas das melhores do momento, todas possuindo ótima durabilidade e oferecendo um bom custo-benefício.

É claro que o valor pode variar de acordo com o modelo de pneu que você escolher para o seu carro, mas com qualquer uma dessas marcas, você estará fazendo um bom negócio.

E o pneu usado?

Sabemos que nem todos podem arcar com o custo de pneus novos, assim os usados surgem como uma alternativa. Nesses casos, a cautela é ainda maior. Primeiramente, você deverá analisar o desgaste do pneu. Faça também uma checagem de imperfeições, como bolhas, atentando-se às menores.

Não esqueça de se certificar de que os pneus estão com sulcos em bom estado. Para fazer isso, coloque uma moeda entre eles. Se a moeda ficar firmada, significa que os sulcos ainda estão bons e esse pneu vai render alguns bons quilômetros.

Para saber o modelo ideal de pneu para seu carro, basta acessar o manual do usuário do veículo. Com isso e seguindo as dicas deste guia, você estará a apenas um passo de comprar um bom pneu.

você pode gostar também