Compre sabendo: Renault Kwid tem 2 problemas dos quais donos sempre reclamam

Reclamações feitas pelos compradores revelam quais são as falhas mais recorrentes no subcompacto francês.

Um dos carros mais acessíveis do país na atualidade é o Renault Kwid, lançado em 2017 justamente para ser o modelo mais barato do Brasil. Ele chegou por aqui custando R$ 29.990 e apresentava algumas diferenças nas especificações em relação ao mercado indiano, onde os requisitos de acabamento são menores.

Desde então, foram sete anos e muitas mudanças, especialmente para adequar o automóvel a novas regulamentações. Hoje, seu preço parte de R$ 74.590, um pouco além dos R$ 73.990 pedidos pelo Fiat Mobi.

O subcompacto é equipado com motor SCe 1.0 flex de três cilindros aspirado, que pode gerar até 70 cv de potência e 9,8 kgfm de torque. Seu câmbio é manual de cinco marchas, e o pacote de equipamentos vem com itens básicos, como quatro airbags, freios com ABS, Isofix, desembaçador do vidro traseiro e outros.

Se você pensa em comprar um Kwid, é interessante conhecer os problemas e defeitos mais comuns do modelo para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Quais os problemas mais comuns no Renault Kwid?

Foto: Divulgação/Renault

Com base em reclamações registradas pelos compradores no site Reclame Aqui, conheça os dois principais problemas e defeitos apresentados pelo subcompacto francês.

1. Porta-malas fácil de abrir

Os clientes que compram o modelo reclamam da facilidade com que qualquer pessoa consegue abrir o porta-malas, inclusive ladrões. Usando ferramentas pontiagudas, é possível furar a tampa para acessar o miolo da fechadura e destrancar o bagageiro sem muito trabalho.

Segundo relatos, é tranquilo abrir o porta-malas com uma simples chave de fenda ou acessórios semelhantes.

2. Coluna de direção que quebra

Outro defeito recorrente é na coluna de direção, que muitos acreditam ter uma falha crônica de projeto. Um proprietário do Kwid conta que dirigia tranquilamente quando percebeu que uma peça metálica caiu no seu pé. Ao verificar, viu que era uma peça da coluna de direção.

O problema afeta as unidades produzidas até 2019, que oferecem um risco muito grande de acidentes graves, com prejuízos aos ocupantes.

“Esse problema é mais visto em carros fabricados até 2019, mas ainda assim é muito preocupante. A coluna de direção do Kwid possui um suporte que pode quebrar durante a condução do veículo. Há muitas reclamações sobre esse defeito, que pode ocasionar perda de controle do carro e, consequentemente, um grave acidente”, alerta o mecânico Paulo Vianna.

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