Confronto de gigantes! Europa declara guerra contra BYD, GWM e outras chinesas

BYD, GWM e outras marcas asiáticas devem ser investigadas por suposta vantagem competitiva em relação às marcas europeias.

As montadoras chinesas estão ganhando espaço no mercado mundial e, de fato, isso tem incomodado muita gente. Prova disso é que, nas próximas semanas, empresas como a BYD devem passar por investigação pela comissão europeia. O principal objetivo é descobrir se as fabricantes chinesas têm algum tipo de vantagem competitiva injusta em relação às concorrentes europeias.

Além da BYD, a Geely e SAIC estão no foco das investigações. Contudo, ao que tudo indica, a GWM também está na lista. Sem surpresas, as fabricantes europeias e americanas que produzem carros na China como, por exemplo, a Tesla, Renault e BMW não serão investigadas.

Investigação

A iniciativa é da própria comissão europeia, que alega buscar esclarecimentos se os eletrificados chineses possuem algum tipo de subsídio estatal que resulta em vantagem econômica desleal em relação à política de preços praticados no continente europeu. A investigação ocorre desde outubro e deve se estender por pouco mais de um ano.

Chinesas na mira

Nesse sentido, as fabricantes de automóveis chineses já responderam a questionários da comissão europeia. O próximo passo, portanto, é a viagem de investigadores à China para atestar, nas fábricas, a veracidade das respostas.

É importante ressaltar que tal investigação não foi bem-aceita pelos chineses. Autoridades reagiram com indignação à investigação, afirmando não se passar de uma medida protecionista da Europa.

Por outro lado, as fabricantes europeias se colocam favoráveis ao processo, uma vez que a investigação corrobora com seus interesses.

Carros chineses no mercado europeu

Atualmente, os carros chineses representam 8% do total de vendas de veículos na União Europeia. A expectativa, inclusive, é que essa fatia de mercado cresça até 2025, atingindo a marca de 15%.

Já mapeando esse cenário, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, alertou, ainda no ano passado, a ameaça dos modelos chineses aos fabricantes europeus. Isso porque, alguns modelos chegam a ser até 20% mais baratos dos que a concorrência com fabricação na Europa.

você pode gostar também