Conheça o novo visual do Nissan Leaf e as novidades sobre sua fabricação
Carro elétrico terá mudança na plataforma, no design e deixará de ser produzido nos Estados Unidos em 2025.
O Nissan Leaf é o carro elétrico mais popular da marca nos Estados Unidos e também um dos mais populares no mercado mundial. A partir de 2025, o modelo terá mudanças em seu local de produção, no preço e também no visual.
O veículo é produzido na fábrica de Smyrna, no estado norte-americano do Tennessee. Seu preço inicial é de US$ 28.140 e esse valor não inclui incentivos, mas segundo informações do portal InsideEVs, isso não o tira da posição de elétrico mais barato dos EUA.
Em reportagem recente, a Automotive News revelou que a produção do Leaf deve deixar a América em 2025 para chegar ao Reino Unido a partir de 2026. A ideia é aproveitar o crédito fiscal de até US$ 7.500 prometido pelo governo britânico.
A mudança no local de fabricação do modelo deve impactar os países que vão exportá-lo, mas ainda não há informações sobre o tema. O benefício não será concedido em caso de exportação, o que demandaria uma redução no preço pela marca japonesa.
Segundo Sam Fiorani, vice-presidente da AutoForecast Solutions, o Nissan teria que baratar o preço do Leaf às custas de seu lucro para manter o carro competitivo no mercado. Em meio a esse cenário, a previsão é que o preço aumente a partir de 2026.
Repaginada no visual
Para além das questões de preço, o veículo também terá mudanças interessantes no visual. O novo design deve acompanhar o de outros carros da marca, inclusive versões anteriores do modelo. O conceito é baseado no Nissan Chill-Out 2021.
Ainda segundo o InsideEVs, o automóvel será fabricado na plataforma CMF-EV, a mesma utilizada no Nissan Ariya, permitindo a inclusão de um motor de tração integral duplo e até 389 cavalos de potência. A potência máxima do Nissan Lead é de 215 cavalos.