Cuidado com a multa! Rodas e pneus diferentes do original alteram a velocidade do veículo

Diferença pode chegar a 10%; Entenda os motivos de tal mudança.

Em uma tentativa de customizar o carro, muita gente acaba trocando as rodas e pneus. Contudo, o que muita gente não sabe, é que essa troca por equipamentos diferentes do previsto originalmente, traz alterações na marcação de velocidade. Ou seja, o valor que aparece no velocímetro pode não ser o correto.

Essa diferença pode chegar a 10%. A questão é que geralmente o velocímetro, em carros customizados, tendem a marcar a velocidade como se estivesse mais baixa do que a realidade. Ou seja, em um carro com marcação de velocidade na casa dos 100 km/h, na verdade, ele pode estar a 110 km/h.

Na prática, essa alteração considerável pode causar transtornos com radares de trânsito, assim como com agentes de fiscalização.

Quando isso acontece?

Para exemplificar, vamos partir de uma situação muito comum na vida real: a mudança de rodas aro 13 para 14. A troca é muito comum em Fiat Une Mille, modelo que em suas versões mais simples, os pneus chegavam a ser 145/80R13. Contudo, para facilitar, vamos partir de uma medida mais comum, com rodas de 13 polegadas e pneus de medida 165/70R13.

Em casos em que o dono desejava um desempenho melhor para rodar na terra, por exemplo, era comum colocar um conjunto de rodas de 14 polegadas e pneus 185/70R14 para deixar o veículo mais alto.

Vale destacar, inclusive, que como esse conjunto é bem grande, dependendo da manobra ou do peso do carro, esses pneus vão pegar na carroceria. Contudo, para estes casos há soluções como os kits que aumentam a altura da suspensão.

Diante desse cenário, é possível calcular a diferença de tamanho entre o conjunto original e o adaptado.

Cálculo de diâmetro do conjunto de roda e pneu

Considerando as medidas originais, o Uno Mille com pneus 165/70R13 apresenta conjunto com a seguinte altura:

  • 33,02 centímetros para a roda aro 13
  • 11,55 centímetros para a altura do pneu (16,5 centímetros * 0,7)
  • 11,55 centímetros novamente, pois temos de calcular a altura do pneu multiplicado por 2
  • O total é de 56,12 centímetros.

Já quando se trata do Mille “off-road” customizado, com pneus 185/70R14, a altura do conjunto é de:

  • 35,56 centímetros para a roda aro 14
  • 2,95 centímetros para a altura do pneu (18,5 centímetros * 0,7)
  • 12,95 centímetros novamente, altura do pneu vezes 2
  • Atingindo, portanto, uma altura total de 61,46 centímetros.

Velocidade do carro

Não se pode ignorar que a circunferência determina a velocidade no painel do carro. Portanto, ao trocar o conjunto de rodas e pneus, o que se altera é a circunferência total, trazendo inconsistência à marcação no velocímetro.

Isso porque, se medir a circunferência do pneu no caso do Uno original, ela seria de 1,76m, enquanto a da versão modificada, a circunferência seria de 1,93m, ou seja, um aumento de 9,6%.

Assim, caso o velocímetro esteja marcando a velocidade correta, um carro a 100 km/h estaria, na verdade, a 109,5 km/h. O que, na prática, pode resultar em uma série de multas em radares de velocidade.

Como evitar o problema?

Para não haver diferença entre a velocidade marcada no painel e a real, é preciso que a circunferência do conjunto seja a mais próxima da original. Porém, há outra opção: fazer a correção de velocidade a partir da alteração de parâmetros nos módulos ABS.

Agora, se o seu carro está com pneus 165/70R13 e você deseja customizá-los. Qualquer uma destas trocas não trará grandes alterações na marcação de velocidade. São elas:

  • 165/70R13 – (medida original) = 56,12 centímetros
  • 175/70R13 – 33,02 + 24,5 = 57,52 – 2,4% de diferença
  • 165/60R14 – 35,56 + 19,8 = 55,36 – 1,3% de diferença
  • 175/60R14 – 35,56 + 21 = 56,56 – 0,7% de diferença
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