Pneu com desgaste excessivo ou irregular? Saiba o que está provocando

Componente sofre desgaste natural e progressivo, mas condições específicas de uso podem reduzir sua vida útil.

Os pneus são importantes componentes do carro que vão se deteriorando naturalmente com o passar do tempo, mas o desgaste irregular ou excessivo pode indicar alguns problemas. Os motivos são diversos e possuem consequências que impactam no consumo do combustível e na segurança do veículo.

Existem ao menos três principais tipos de desgaste irregular ou excessivo do pneu que precisam ser reconhecidos pelo motorista que quer evitar prejuízos. São eles:

  • Desgaste arredondado na parte externa;
  • Desgaste no centro;
  • Desgaste nas laterais e outros padrões.

Desgaste na parte externa dos pneus

Essa corrosão ocorre quando a banda de rodagem fica arredondada em vez de plana e indica baixa calibragem. Quando a pressão na área de contato entre o pneu e a superfície não é adequada, a carga se concentra nas bordas externas, acelerando o desgaste dessa parte externa.

A calibragem insuficiente também pode flexionar e aquecer o componente em excesso, acelerando a degradação da borracha e aumentando o consumo de combustível. Para resolver o problema, consulte a pressão recomendada pelo fabricante e calibre ao menos uma vez por mês, sempre com os pneus em temperatura ambiente.

Desgaste no centro do pneu

Ao contrário do item anterior, o problema aqui é a calibragem em excesso, ou seja, pressão demais no pneu. Isso faz com que a parte central da banda de rodagem absorva a maior parte da carga, se desgastando mais rapidamente que as demais.

O problema também pode ser solucionado calibrando o pneu em temperatura ambiente, ao menos uma vez ao mês, seguindo a recomendação da fabricante no manual do proprietário.

Desgaste nas laterais e outros padrões

Quando o desgaste ocorre apenas de um dos lados externo ou interno do pneu, ou ainda apresenta padrões irregulares/desiguais, o defeito normalmente está na suspensão do veículo. A maneira de resolver é procurar uma oficina para realizar um alinhamento após o correto diagnóstico da curvatura das rodas.

É hora de trocar?

A profundidade da banda de rodagem do pneu de carros, vans e automóveis 4×4 não pode ser inferior a 1,6 mm ao longo de uma faixa contínua. Ao atingir esse limite, o componente precisa ser trocado para evitar penalidades ao motorista e não colocar em risco a segurança no trânsito.

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