Cuidado, Hilux e Ranger: Chery terá picape média global em 2025
Montadora chinesa anuncia desenvolvimento de picape média, categoria dominada por marcas japonesas e norte-americanas.
A Chery é mais uma montadora que quer conquistar um pedaço do mercado de picapes médias, hoje dominado por marcas norte-americanas e japonesas. Durante um evento na China, a chinesa anunciou que está desenvolvendo um novo modelo na categoria para tentar abocanhar essa fatia.
Além da caminhonete, a empresa tem nos planos uma série de SUVs inéditos, incluindo crossovers, minivans e opções com 7 lugares. Todos os modelos devem seguir a linguagem visual da montadora, inclusive o novo modelo médio, mas com alguns detalhes exclusivos e um design mais robusto.
A próxima picape da Chery terá como foco a robustez, uma tendência do mercado atual, com carroceria sobre chassi de longarinas já vista em Toyota Hilux e Ford Ranger. As versões com cabine dupla serão o foco da marca, mas é possível que opções com cabine estendida ou simples também sejam consideradas.
Motorização e lançamento
Quanto à motorização, a montadora informou que a nova caminhonete terá modelos a combustão, híbridos e elétricos. O sistema híbrido será PHEV (híbrido plug-in), possivelmente para facilitar o aproveitamento do conjunto motriz do SUV Jetour Traveller, que leva um propulsor 1.5 Turbo a gasolina combinado a um elétrico.
As versões a combustão poderão ser equipadas com um motor 2.0 a gasolina, que gera até 260 cv de potência. Já no caso da configuração 100% elétrica da nova picape, a Chery espera incorporar muita tecnologia por meio de uma arquitetura elétrica de 800 volts, a mesma utilizada no sedã Exeed Sterra. Se essa configuração for escolhida, haverá dois motores elétricos com força combinada de 473 cv.
O lançamento da próxima caminhonete média da marca é esperado para 2025, quando também está prevista a estreia de modelos concorrentes fabricados por JAC e BYD. Considerando o potencial de vendas do segmento no Brasil, a chegada do modelo também deve ocorrer por aqui.