Cuidado, Strada! BYD desenvolve picape compacta híbrida flex para o Brasil
BYD desenvolve uma nova família de caminhonetes, incluindo uma picape compacta híbrida flex para competir com a Fiat Strada no mercado brasileiro.
A fabricante chinesa BYD está investindo no desenvolvimento de uma família de caminhonetes, com planos para incluir uma picape compacta híbrida flex em seu portfólio. Essa iniciativa visa fortalecer a linha Shark da empresa.
A produção nacional da novidade está planejada para competir diretamente com a Fiat Strada, líder de vendas da categoria no Brasil.
Em outubro, a BYD enviou algumas unidades da Strada para a China para uma análise detalhada. O projeto da nova picape compacta é especialmente focado no mercado brasileiro, com produção prevista em Camaçari, na Bahia. A meta é apresentar um modelo com motor híbrido flex.
Enquanto a data de lançamento ainda é incerta, a expectativa é de que a nova picape compense com sua tecnologia avançada e produção local. Desse modo, a BYD almeja expandir sua presença no mercado brasileiro, oferecendo opções inovadoras e competitivas.
Características da BYD Baby Shark
A futura picape compacta da BYD, apelidada de “baby Shark”, está sendo projetada com base na suspensão da Fiat Strada.
Assim, a “mini-Shark” possivelmente terá suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas. Cabines simples e dupla são opções em consideração para o novo modelo.
A motorização híbrida é um ponto crucial, com o motor 1.5 DM-i aspirado de quatro cilindros 16V do Song Pro servindo de base para o modelo. O tipo de sistema híbrido, seja convencional ou plug-in, ainda não foi definido, o que influenciará diretamente no custo e na praticidade do modelo.
Expansão da linha Shark
A estratégia da BYD com a linha Shark inclui a introdução de diversos tamanhos de picapes, seguindo a lógica da gama Bao. Assim, é provável que surjam modelos denominados Shark 3, Shark 5 e outros, dependendo do porte.
A “Baby Shark” se integrará a essa família, aumentando as opções para os consumidores.
A Shark se destaca como a primeira caminhonete híbrida plug-in no Brasil, mas o curioso é que ela não é vendida na China. Com a ampliação do portfólio, a BYD busca manter um crescimento acima da média no país, principalmente mirando segmentos de luxo.