Toyota planeja em segredo picape compacta com visual de Corolla Cross

Picape seria lançada na América Latina em 2026 com produção no Brasil e características compartilhadas com o Corolla Cross.

A Toyota já estaria trabalhando no projeto de sua inédita picape compacta. Segundo a Autos Segredos, será um modelo produzido na fábrica de Sorocaba assim como o Corolla Cross, do qual será derivado. O modelo pode ser lançado em 2026.

Dessa forma, contará com a plataforma TNGA junto com peças compartilhadas com o SUV, incluindo capô, para-lamas e portas na área frontal e estampas laterais. Ele acrescentaria sua própria personalidade através da ótica e do para-choque dianteiro.

O modelo também teria porta traseira (para acesso ao bagageiro) com tração convencional e seria maior que o Corolla Cross, medindo cerca de 2,80 metros de distância entre os eixos.

Aparência projetada

 O design exterior é desconhecido, mas a K Design apresenta uma das possibilidades com algumas recriações. Soma-se a isso um interior com alterações no painel e revestimento das portas, além da substituição do pedal do freio de estacionamento do SUV por sistema eletrônico.

Por seu lado, os equipamentos de segurança incluirão seis airbags e assistência à condução, incluindo sistemas frontais de pré-colisão com travagem automática de emergência, aviso de saída de faixa e controlo de cruzeiro adaptativo.

Segundo a projeção, a mecânica vai dividir o motor 2.0 de 170 cavalos com o Corolla e o Corolla Cross, mas o mais chamativo é a prévia de um sistema híbrido plug-in com a inclusão do motor 2.5 a gasolina que o híbrido convencional RAV4 já usa.

Este SUV possui um sistema que também conta com motor elétrico dianteiro e traseiro para fornecer tração nas quatro rodas, configuração que também pode fazer parte da picape.

Toyota

A Toyota liderou as vendas de veículos eletrificados no país. Em 2023, a marca alcançou a expressiva marca de 21.873 unidades emplacadas, abrangendo modelos como o Corolla Cross, Corolla sedã, RAV4, Camry e a linha Lexus. Esse resultado reflete a estratégia da Toyota em antecipar tendências e contribuir para um mercado brasileiro mais eco-friendly.

Destacando-se nesse cenário, a Toyota comercializa atualmente dois modelos equipados com a tecnologia híbrida flex no Brasil. O Corolla Cross, com 12.115 unidades emplacadas, e o Corolla sedã, que registrou 7.885 unidades vendidas em 2023, somando um total de 20 mil veículos híbridos flex comercializados no período.

Em um movimento estratégico, a Toyota anunciou um investimento significativo de R$ 1,7 bilhão em abril do ano passado para a produção de um terceiro modelo híbrido flex em sua fábrica de Sorocaba (SP).

você pode gostar também