Desgaste das pastilhas de freio preocupa proprietários de BMW 320i
A BMW emitiu solução de serviço para resolver o problema, mas incertezas persistem entre os consumidores.
Proprietários de BMW 320i (G20) têm expressado preocupação devido ao desgaste das pastilhas de freio traseiras em seus veículos. Relatos indicam que, apesar da baixa quilometragem, muitos donos vêm notando o surgimento de um som agudo nos freios, acompanhado pelo aviso no painel do carro solicitando a troca das pastilhas. Este problema tem sido observado em diversos modelos, incluindo o 320i M 2020 e o 320 2019.
Um membro compartilhou sua própria experiência, mencionando que sua BMW 320i G20 20/20 apresentou a mensagem de substituição das pastilhas com apenas 13.700 km, mesmo sendo conduzida de maneira cuidadosa.
A baixa durabilidade das pastilhas, mesmo em condições de uso cauteloso, deixou o proprietário do veículo perplexo, e ele procurou por informações ou experiências semelhantes entre os demais membros do grupo fórum da BMW-Brasil no Facebook.
Outros proprietários também relataram que a concessionária estava realizando a troca sem custos em um período anterior, sugerindo que os proprietários verifiquem essa possibilidade.
A BMW reconheceu essa questão e emitiu uma solução de serviço, apontando para o “desgaste das pastilhas de freio traseiras” como um problema comum em veículos fabricados entre janeiro de 2020 e julho de 2021. A empresa atribuiu esse desgaste à composição do material das pastilhas, o que levou à disponibilização de novas peças no mês de agosto de 2021 para os modelos afetados.
Apesar da garantia da BMW de que o problema está sendo solucionado, muitos proprietários continuam aflitos com os possíveis custos adicionais associados ao desgaste precoce das pastilhas de freio traseiras. Além disso, a situação levanta questões sobre a qualidade e durabilidade dos componentes de freio em veículos de uma marca que é uma grande referência no mercado.
Qual a vida útil das pastilhas de freio?
De acordo com especialistas, o esperado é que as pastilhas durem entre 30 mil e 40 mil quilômetros rodados. Após essa marca, o material de fricção estará consideravelmente desgastado, comprometendo o funcionamento de frenagem e a segurança do veículo.