Dieselgate; Opel paga 65 milhões de euros em multa na Alemanha

A Opel foi acusada de ter vendido entre 2013 e 2015, veículos cujas emissões poluentes eram superiores as condições reais de utilização.

Em 2018, o Ministério Público de Frankfurt abriu uma investigação sobre a Opel. O caso teve início após uma queixa da autoridade federal de transportes alemã, a KBA.

O fabricante foi acusado de ter vendido entre 2013 e 2015, veículos cujas emissões poluentes eram muito superiores as condições reais de utilização. Os dados registados durante o processo de homologação eram diferentes. A empresa foi forçada a realizar o recall de quase 100.000 carros em todo o mundo. O procedimento acabou com o pagamento de uma pesada multa.

A empresa de Rüsselsheim concordou em pagar uma multa de 64,8 milhões de euros. As informações são de investigadores alemães. A Opel ressalta que não foi acusada de instalar software de fraude de emissão, ao contrário da Volkswagen.

O caso da VW, em 2015, deu origem ao Dieselgate, o que levou a esse tipo de investigação em muitos fabricantes. No caso do gigante de Wolfsburg, software alterava os sistemas de controle de poluição.

Opel

Ao pagar esta multa, a Opel protegeu-se de processos judiciais adicionais que poderiam ter sido intentados por clientes. Esse é o procedimento que a Volkswagen está enfrentando, pelo menos na Alemanha.

Na França, várias marcas do grupo Stellantis foram indiciadas por possíveis emissões poluentes fraudulentas. A Opel não é atualmente uma delas. As suspeitas dizem respeito a automóveis vendidos entre 2009 e 2015.

Em 2017, após investigação, a DGCCRF (repressão de fraudes) considerou que a Opel não tinha trapaceado. A Volkswagen também está, é claro, na mira da justiça europeia, assim como a Renault. As investigações estão em andamento.

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