Doce ilusão! Novos carros híbridos não te farão ir menos ao posto
Nova geração de híbridos pode apresentar uma redução de 10% no quesito consumo em comparação aos veículos à combustão.
Mesmo sob o pretexto de amenizar a emissão dos gases do efeito estufa, os carros híbridos estão se tornando um grande sucesso entre os compradores devido à sua economia de combustível. Existem modelos com uma autonomia incrível, chegando a fazer até 30 km/l com gasolina.
Entretanto, os híbridos não são uma receita de bolo e podem mudar com a chegada da nova geração, prestes a desembarcar no Brasil. A previsão é de que haja uma redução de 10% no quesito consumo em comparação aos veículos à combustão.
Isso deve acontecer porque parte da nova frota de carros, com dois motores, um a combustão e outro a bateria, será chamada de “micro-híbridos” ou “híbridos leves”. Os modelos receberão um sistema elétrico que auxiliará o motor à combustão, porém, não serão capazes de rodar apenas no modo elétrico. Dito isso, sua eficiência será menor em comparação aos híbridos tradicionais ou plug-in.
A nova era dos micro-híbridos
Em comparação aos híbridos tradicionais, os micro-híbridos recorrem a um motor elétrico pequeno que ajuda a melhorar o desempenho do carro em situações pontuais. Entre os exemplos, podemos citar as ultrapassagens e retomadas, que terão um aumento ligeiro de potência e torque.
Outra vantagem do motor elétrico de um micro-híbrido é ajudar no processo de partida do motor a combustão e atuar como alternador, carregando a bateria auxiliar de 12V ou 48V. Apesar de essa tecnologia reduzir as emissões e poupar o uso do motor a combustão, ela não representa uma economia de combustível, como muitos compradores desejam. O motivo é que o motor elétrico não pode tracionar sozinho o carro.
A ideia de apostar em uma nova geração de micro-híbridos parte do compromisso de garantir a eficiência ambiental e a praticidade econômica. Com a redução dos custos de desenvolvimento, estes novos modelos acabam se tornando uma opção mais atraente para os compradores que querem contribuir para a sustentabilidade global.
Quais são os micro-híbridos mais famosos?
A popularidade dos micro-híbridos cresce a cada ano. Atualmente, a categoria representa 8% das vendas de veículos eletrificados, o equivalente a 65 mil carros até o momento de 2024. O modelo mais vendido do segmento é o Kia Stonic.
Kia Stonic (Foto: Divulgação/Kia)
A versão conta com motor 1.0 turbo de 120 cv, além de um sistema híbrido leve de 48V. Em relação à sua autonomia, o veículo faz 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
Os números são parecidos com os de um automóvel turbo convencional. Em relação ao preço, o SUV compacto custa, em média, R$ 129.990. Além do Kia Stonic, outras opções de micro-híbridos incluem o Kia Sportage e modelos da Mercedes-Benz e Land Rover.
Vale destacar que, apesar de oferecerem algumas melhorias na questão da eficiência e redução das emissões, os modelos não representam o sonho de economia de muitos compradores. Portanto, se você busca um veículo para economizar combustível, a nova geração de micro-híbridos pode ser um balde de água fria.