E Ink: BMW está prestes a lançar carros que mudam de cor

Tecnologia de pintura digital da marca alemã promete revolucionar o mercado automotivo.

A BMW está desenvolvendo uma tecnologia inovadora que permitirá aos motoristas mudar a cor dos seus carros com um simples toque de botão. Conhecida como E Ink, essa solução tecnológica de pintura automotiva pode se tornar realidade nas concessionárias nos próximos cinco anos.

Segundo a engenheira responsável pelo projeto, Stella Clarke, a novidade promete transformar a maneira como veículos são personalizados, sem a necessidade de grandes intervenções.

Baseada em princípios semelhantes aos utilizados em displays de LED, a tecnologia E Ink oferece a possibilidade de alterar a cor da superfície do automóvel sem a necessidade de repintura tradicional.

Como funciona a pintura digital E Ink?

BMW iX Flow (Foto: Divulgação)

Em vez de usar tinta convencional, os veículos poderão ser cobertos com uma camada especial que muda de cor de forma instantânea, ao comando do motorista.

Porém, mais do que causar um grande impacto visual, a E Ink oferece muitas vantagens práticas. Por exemplo: o motorista pode mudar a cor de um veículo de preto para branco em um dia ensolarado para ajudar a reduzir a temperatura no interior da cabine.

Em locais como grandes estacionamentos, a pintura digital da BMW também poderia facilitar a identificação rápida do carro entre centenas de outros.

Além disso, a tecnologia consome pouca energia, o equivalente ao funcionamento de uma lâmpada comum de 20W, o que faz dela uma opção eficiente e sustentável. Para isso, o sistema utiliza o princípio dos painéis com nanotecnologia em LED.

Em entrevista recente, Clarke destacou que o objetivo do novo projeto da marca é oferecer aos proprietários a liberdade de alterar a cor do carro conforme o gosto ou necessidade. Entretanto, a engenheira reconhece que ainda há obstáculos a serem superados, como regulamentações de segurança e preocupações com a identificação do veículo por órgãos de trânsito.

Outro ponto é o custo elevado inicial, o que pode fazer com que essa inovação seja, ao menos inicialmente, acessível apenas para um público restrito.

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