É melhor comprar pneu remold ou recauchutado/recapado?

Saiba qual dos dois modelos escolher se a grana estiver curta para comprar pneus novos.

A pandemia acabou desregulando o preço de muitos produtos, que subiram de maneira descontrolada e não voltaram a cair da mesma forma. Os pneus podem ser incluídos nesse grupo, dependendo do modelo.

Marcas famosas de pneus, como a Michelin, por exemplo, subiram de R$ 1.000 para R$ 3.000 a unidade, como os pneus de 18 polegadas run flat, vistos em alguns modelos importados. Diante desse valor, muitos proprietários de veículos cogitaram utilizar pneus remold ou recauchutados como forma de economizar.

Qual a diferença entre pneus remold e pneus recauchutados?

Os pneus remold são mais amigos do meio ambiente, além de mais acessíveis. Isso porque eles são feitos por meio da colocação de uma nova borracha em uma carcaça já utilizada. O nome desse processo é vulcanização e serve para dar uma vida extra aos pneus e reduzir o desgaste de borracha.

Já sobre os pneus recauchutados, existe uma diferença entre eles e os do tipo remold. Neles, apenas a banda de rodagem, parte que toca o chão, é trocada. Na prática, isso faz com que o pneu dure mais. Por outro lado, eles parecem menos novos na aparência; contudo, ainda continuam úteis.

Vale destacar que o Inmetro possui regras para estes dois tipos de pneus, ou seja, os reciclados. Eles precisam seguir normas que assegurem sua segurança e qualidade.

Pneu vulcanizado (Foto: Reprodução)

Qual é melhor: pneus remold ou pneus recauchutado?

Caso você precise trocar de pneu, porém a grana está curta e as únicas escolhas são pneus remold e recauchutados, escolha os pneus remold. O motivo é que eles se sobressaem, pois passam por um processo de industrialização que renova todo o acessório.

Além disso, no quesito visual, o pneu remold é mais uniforme, enquanto o recauchutado é mais variável. O motivo está no processo de vulcanização integral do remold em contraponto à renovação apenas da banda de rodagem do pneu recauchutado.

Entretanto, outra alternativa interessante é verificar, como terceira opção, os pneus novos de marcas não tradicionais. O mercado não se resume apenas à Pirelli, Continental, Michelin, Goodyear ou Bridgestone.

Há muitas marcas novas vindas da China que estão inundando o mercado com preços atraentes. Muitas delas, inclusive, acabam custando quase o mesmo preço de um pneu remold. Mas, antes de sair comprando qualquer pneu por aí, veja o que as pessoas falam da marca na internet para não sair no prejuízo.

você pode gostar também